VOTAÇÃO

Participe! Paraná realiza votação para definir novas escolas cívico-militares

A votação acontece nesta segunda e terça-feira.

colegio-civico-militar-do-parana-votacao
Foto: Lucas Fermin/SEED

A Secretaria da Educação do Estado vai realizar nesta segunda (17) e terça-feira (18), uma consulta pública em escolas da rede estadual para decidir sobre a ampliação dos Colégios Cívico-Militares no Paraná e a adesão de unidades ao programa Parceiro da Escola. 

A votação para a amplicação dos Colégios Cívico-Militares no Paraná acontece das 8h às 22h. Podem participar pais ou responsáveis, estudantes maiores de 18 anos, professores e funcionários. 

Votação para definir novas escolas Cívico-Militares começou hoje

Para votar, é obrigatória identificação com documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte, Carteira de Trabalho, carteiras profissionais expedidas por conselhos de classe ou documentos de identificação militar.

Cada escola participante será responsável por informar à comunidade os horários e procedimentos da votação. A intenção é garantir participação ampla e transparente na definição dos modelos de gestão. A apuração será acompanhada pelas equipes regionais de educação.

LEIA TAMBÉM

Ao todo, 50 escolas de 34 municípios participarão da consulta sobre a possível adoção do modelo cívico-militar a partir de 2026. Juntas, elas atendem 21,3 mil estudantes. A seleção das unidades foi feita com base em critérios técnicos.

Votação para escolas Cívico-Militares no Paraná

Não podem aderir ao programa escolas exclusivamente noturnas, CEEBJAs, instituições indígenas ou quilombolas, unidades conveniadas com APAE, escolas itinerantes, estabelecimentos com dualidade administrativa e colégios agrícolas com menos de 150 alunos.

As instituições estão distribuídas em cidades como Curitiba, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Maringá, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, entre outras.

O Paraná conta atualmente com 312 escolas cívico-militares. O modelo tem alta aprovação, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas: 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos avaliam positivamente a modalidade. A fila de espera já ultrapassa 11 mil estudantes.

Parceiro da Escola no Paraná

Também serão consultadas 96 escolas sobre a adesão ao projeto Parceiro da Escola, que atualmente está presente em 82 colégios e atende cerca de 54,6 mil alunos.

Essas unidades estão distribuídas em 78 municípios, incluindo Almirante Tamandaré, Araucária, Arapongas, Campo Largo, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

O programa foi implantado em 2025 e prevê parcerias público-privadas para a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas. A proposta é liberar diretores e educadores para se dedicarem exclusivamente às questões pedagógicas, enquanto empresas ficam responsáveis por manutenção, serviços gerais e suporte operacional.

Segundo pesquisa da Radar Inteligência divulgada em julho, mais de 86% dos pais aprovam o primeiro semestre do modelo. Entre os entrevistados, 84,2% recomendariam o programa a outros responsáveis.

Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.