Oportunidade
Jovem aprendiz no Paraná: Senai oferta mais de seis mil vagas
PROFISSÃO EM ALTA!
Digitalização das indústrias ampliou significativamente a atuação de profissionais de TI dentro e fora das fábricas e impulsiona a carreira do desenvolvedor de sistemas.
A Tecnologia da Informação é uma das áreas mais atuantes nas transformações da Indústria 4.0. É por meio desse setor que são criados e desenvolvidos novos modelos produtivos, automação de processos e uso intensivo de dados. Nesse cenário, o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas surge como uma das formações mais alinhadas às demandas atuais do mercado de trabalho industrial.
No Paraná, a tendência é confirmada por dados oficiais. O Mapa do Trabalho Industrial 2025–2027, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, aponta que a área de Tecnologia da Informação deve registrar crescimento de 6,9% no número de empregos até 2027, dado que escancara a necessidade de profissionais qualificados.
A digitalização das indústrias ampliou significativamente a atuação de profissionais de TI dentro e fora das fábricas.
O Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é responsável por desenvolver, programar e manter sistemas computacionais, sempre respeitando padrões de qualidade, usabilidade, integridade e segurança da informação.
LEIA TAMBÉM
Na prática, esse profissional atua diretamente na integração entre tecnologia e produção, contribuindo para ganhos de eficiência, automação e inovação.
Na Indústria 4.0, suas competências também se aplicam a soluções ligadas à programação de sistemas automatizados e braços robóticos utilizados em linhas de produção.
Considerada um dos setores mais produtivos da economia atual, a Tecnologia da Informação oferece oportunidades em diferentes segmentos e níveis de especialização. O crescimento da área está diretamente ligado à adoção de tecnologias digitais, análise de dados e sistemas inteligentes pelas indústrias.
Esse cenário amplia a procura por formação técnica, especialmente por cursos que combinam base prática, rápida inserção no mercado e conexão direta com as demandas industriais.
O profissional formado no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas encontra oportunidades em diferentes frentes de atuação.
Ele pode atuar desde empresas de desenvolvimento de sistemas até departamentos de tecnologias de empresas privadas, mas também existem oportunidades em órgãos governamentais, instituições não-governamentais e até mesmo como profissional autônomo ou prestador de serviços.
E é justamente nessa diversidade de possibilidades que mora a atratividade da formação técnica na área de TI.
Além da ampla oferta de vagas, a área apresenta salário competitivo. De acordo com portais especializados em dados salariais, o salário médio de um Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode chegar a R$ 6 mil, variando conforme experiência, região e tipo de atuação.
O Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas se mostra como um caminho consistente para quem deseja atuar em um setor em crescimento, com muitas oportunidades de trabalho e forte conexão com o futuro da indústria de forma geral.
Para atender à demanda crescente por profissionais de TI, o Senai Paraná oferece o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com foco nas necessidades reais da indústria e nas transformações da Indústria 4.0.
Além de ser referência nacional, o Senai integra um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e é reconhecido como o maior da América Latina, atuando de forma estratégica na formação de mão de obra industrial.
A unidade Senai Dr. Celso Charuri, em Curitiba, é a referência na área, com infraestrutura adequada e formação alinhada às exigências do setor tecnológico.
Para saber mais sobre o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e conhecer as opções de formação em Tecnologia da Informação, acesse o site do Senai Paraná e confira os detalhes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
USE SUA NOTA DO ENEM!
OPORTUNIDADE NO PARANÁ
passou?
comemoração