MUDANÇA NO RU!
UFPR garante refeições a estudantes após fechamento do RU
Nova chance!
O objetivo é ajudar alunos que enfrentam dificuldades financeiras.
Os estudantes com dívidas no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) poderão renegociar os valores em atraso. O objetivo é ajudar alunos que enfrentam dificuldades financeiras.
Os beneficiários com contratos formalizados a partir de 2018 poderão solicitar a renegociação diretamente junto ao agente financeiro do contrato.
A solicitação de renegociação das dívidas do Fies poderá ser feita entre 1º de novembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026. A medida é válida para estudantes que estejam inadimplentes há mais de 90 dias, contados até 31 de julho de 2025.
A nova regra permite o parcelamento do saldo devedor em até 180 vezes, com parcelas mínimas de R$ 200. Também garante desconto de 100% sobre os encargos moratórios, como juros e multas por atraso.
LEIA TAMBÉM
A resolução esclarece que a renegociação se aplica apenas ao saldo devedor do financiamento. Valores como coparticipação com as instituições de ensino, seguros ou tarifas bancárias devem ser negociados diretamente com as respectivas faculdades.
Contratos cobertos pelo Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) também poderão ser renegociados, desde que sigam as regras estabelecidas pelo fundo. A formalização ocorrerá por meio de termo aditivo ao contrato original, com a concordância do estudante e, se necessário, dos fiadores.
Se as novas condições não forem cumpridas, os nomes do estudante e dos fiadores serão incluídos nos cadastros de inadimplência. Além disso, até o fim de 2026, o FG-Fies não cobrirá novas dívidas em atraso.
Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS