OPORTUNIDADE
Inscrições para concurso da Câmara de Piraquara estão abertas
VEJA QUEM PODE PARTICIPAR
São 65 vagas para intercâmbios em três países.
O Governo do Paraná abriu as inscrições para um intercâmbio gratuito de pesquisa em três países. A ação é do Programa Ganhando o Mundo da Ciência.
As inscrições são para intercâmbios gratuitos do Governo do Paraná na França, Canadá e Japão.
Ao todo, são 65 vagas: 50 vagas para a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), 10 vagas para a Universidade de Alberta e cinco para a Universidade Provincial de Kyoto.
As parcerias oferecem vagas para professores pesquisadores visitantes, fortalecendo a internacionalização do Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação nas universidades do estado.
LEIA TAMBÉM
O Programa Ganhando o Mundo da Ciência oferece a alunos de graduação em Iniciação Científica e pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) de universidades públicas e privadas do Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por até seis meses, conforme áreas prioritárias.
Desenvolvido pela Fundação Araucária e pela Seti, o programa oferece apoio financeiro integral aos selecionados.
Os investimentos previstos são de cerca de R$ 15 milhões para apoiar o intercâmbio de pesquisadores nacionais e internacionais, assim como a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação.
No Japão, a Universidade Provincial de Kyoto oferece até 15 de outubro de 2025 vagas para 2 estudantes de graduação ou mestrado, 2 para PhD e 1 para pós-doutorado.
Na França, a Universidade de Tecnologia de Compiègne disponibiliza 50 vagas até 1º de novembro, sendo 46 para graduação ou mestrado, 2 para doutorado e 2 para pós-doutorado, com direito a um mês de aperfeiçoamento em francês antes do início das atividades.
No Canadá, a Universidade de Alberta recebe inscrições até 13 de novembro para 10 vagas destinadas a estudantes de graduação, que participarão do período de inverno acadêmico, de janeiro a março de 2026.
Em todos os editais, as despesas são totalmente custeadas pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, incluindo passagem aérea, seguro, visto (quando necessário), auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal. Mais informações e os critérios de cada chamada podem ser conferidos no site da Fundação Araucária.
Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS