VEJA QUEM PODE PARTICIPAR

Paraná abre inscrições para intercâmbio gratuito: confira países 

São 65 vagas para intercâmbios em três países.

intercambio-gratuito-parana-inscricoes
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Paraná abriu as inscrições para um intercâmbio gratuito de pesquisa em três países. A ação é do Programa Ganhando o Mundo da Ciência.

As inscrições são para intercâmbios gratuitos do Governo do Paraná na França, Canadá e Japão. 

Paraná abre vagas para intercâmbio gratuito em três países

Ao todo, são 65 vagas: 50 vagas para a Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), 10 vagas para a Universidade de Alberta e cinco para a Universidade Provincial de Kyoto.

As parcerias oferecem vagas para professores pesquisadores visitantes, fortalecendo a internacionalização do Sistema Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação nas universidades do estado.

LEIA TAMBÉM

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência oferece a alunos de graduação em Iniciação Científica e pesquisadores (mestrado, doutorado e pós-doutorado) de universidades públicas e privadas do Paraná a oportunidade de realizar mobilidade internacional por até seis meses, conforme áreas prioritárias. 

Desenvolvido pela Fundação Araucária e pela Seti, o programa oferece apoio financeiro integral aos selecionados.

Veja como se inscrever no intercâmbio gratuito

Os investimentos previstos são de cerca de R$ 15 milhões para apoiar o intercâmbio de pesquisadores nacionais e internacionais, assim como a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação.

No Japão, a Universidade Provincial de Kyoto oferece até 15 de outubro de 2025 vagas para 2 estudantes de graduação ou mestrado, 2 para PhD e 1 para pós-doutorado. 

Na França, a Universidade de Tecnologia de Compiègne disponibiliza 50 vagas até 1º de novembro, sendo 46 para graduação ou mestrado, 2 para doutorado e 2 para pós-doutorado, com direito a um mês de aperfeiçoamento em francês antes do início das atividades. 

No Canadá, a Universidade de Alberta recebe inscrições até 13 de novembro para 10 vagas destinadas a estudantes de graduação, que participarão do período de inverno acadêmico, de janeiro a março de 2026.

Despesas do intercâmbio são 100% custeadas pelo Governo do Paraná

Em todos os editais, as despesas são totalmente custeadas pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, incluindo passagem aérea, seguro, visto (quando necessário), auxílio-moradia, acomodação e bolsa mensal. Mais informações e os critérios de cada chamada podem ser conferidos no site da Fundação Araucária.

Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.