EDUCAÇÃO

Matrículas na rede estadual do Paraná começam nesta quarta: veja prazos

O processo será realizado em três etapas!

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Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

O período de matrículas na rede pública estadual do Paraná para o ano letivo de 2026 começará nesta quarta-feira (1°)! O processo será realizado em três etapas.

A ação é organizada pela Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) e deve ser feita na Área do Aluno, que deve ser acessada com CPF e celular cadastrados.

Matrícula na rede estadual do Paraná começam nesta quarta

A primeira etapa acontecerá entre 1° e 15 de outubro e inclui a rematrícula de estudantes que já frequentam a rede estadual e permanecerão na mesma escola em 2026. 

Nesse mesmo período, acontecerá o Processo Classificatório, para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Educação Profissional e aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que pretendem continuar no Subsequente.

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Entre 1º e 29 de outubro, novos estudantes, ex-alunos que desejam retornar ou quem ainda não possui CGM devem atualizar seus dados cadastrais pelo formulário disponível na Área do Aluno.

Confira prazos de matrículas do Paraná

A segunda etapa, de 10 a 21 de novembro, será destinada às matrículas no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio para alunos que concluem o 5º e o 9º ano, respectivamente, nas redes municipais.

A terceira etapa de matrícula da rede estadual do Paraná, de 1º a 12 de dezembro, permitirá solicitar transferência para outra instituição, diferente da frequentada em 2025 ou da indicada pela Secretaria. Nesse período, também será possível ingressar na 1ª série da Educação Profissional, em Cursos Subsequentes e realizar matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A confirmação da vaga exige a apresentação de documentos obrigatórios, que podem ser anexados na plataforma durante a matrícula ou entregues presencialmente a partir de janeiro de 2026. São eles: 

  • Comprovante de vacinação atualizado; 
  • RG e CPF do estudante; certidão de nascimento; 
  • Documento com foto do responsável legal (para menores de idade); 
  • Comprovante de residência recente (emitido pela Copel ou Sanepar nos últimos dois meses).
  • Os estudantes não aprovados em 2025 permanecerão na instituição de origem, mas o responsável ainda deve realizar a rematrícula.

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