Educação

Perdeu o prazo? Paraná reabre matrículas da rede estadual

Nesta segunda (5), será reaberta apenas para matrículas de estudantes do ensino regular e a partir de quarta (7) para os cursos da educação profissional.

Matriculas 2026
Foto: Lucas Fermin/SEED

Os pais e/ou responsáveis que perderam o prazo da matrícula dos alunos na rede pública de ensino do Paraná terão uma nova oportunidade a partir desta segunda-feira (5). Conforme a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR), na primeira etapa, será reaberta apenas para matrículas de estudantes do ensino regular.

A partir de 7 de janeiro, será possível realizar as matrículas para os cursos da educação profissional. Ambos os atendimentos serão presenciais nas unidades escolares, conforme a disponibilidade de vagas.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a alternativa é destinada a estudantes que, por algum motivo, não confirmaram a matrícula durante o processo regular realizado em 2025.

“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino, mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola e que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, afirma o secretário.

Documentos necessários

Para matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de nascimento ou documento oficial com foto;
  • RG para estudantes do Ensino Médio Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos;
  • CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017;
  • Comprovante de vacinação para menores de 18 anos;
  • Histórico escolar ou comprovante de escolaridade;
  • Laudo médico;
  • Documento de tutela/guarda quando aplicável.

Para rematrícula, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela escola. Toda documentação entregue presencialmente deve ser digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), seguindo as normas da LGPD.

Os estudantes que perderam os primeiros prazos ainda têm garantido o direito de estudar na rede estadual, mas poderão ser remanejados para outra unidade, que não a da preferência, conforme a disponibilidade de vagas.

Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br.