Educação
Enem 2024: últimas horas para garantir inscrição para a prova


Quem quer prestar o Enem 2024 precisa correr: o prazo para inscrição termina nas próximas horas desta sexta-feira (14).
A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e pode ser paga até a próxima quarta-feira (19). As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.
Para se inscrever, é preciso acessar a Página do Participante e entrar com a conta gov.br.
Quem está concluindo o ensino médio em escolas públicas não precisa pagar a inscrição e, de acordo com o Ministério da Educação, praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em diversos estados.
É o caso de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Enem 2024: resultado pode ser usado no Sisu
O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que concluíram o ensino básico, mas também é a principal oportunidade de entrada no ensino superior.
O candidato pode usar o resultado do Enem 2024 para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). A nota do Exame também é aceita em universidades públicas e privadas de todo o país.
- Curso de inglês gratuito em Curitiba: veja como se candidatar
- Ratinho Junior anuncia construção de 300 novas creches no Paraná
O cronograma do Enem 2024 foi alterado para garantir a participação dos alunos do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes que destruíram boa parte do estado desde o final de abril.