Educação

Resultado Prouni 2026 é divulgado; confira lista de aprovados

O programa seleciona candidatos para bolsas integrais e parciais em instituições privadas de todo o país

Pessoa segurando o celular para ver o resultado do Prouni
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Milhares de estudantes já podem conferir se garantiram uma bolsa no ensino superior! O resultado do Prouni 2026, da primeira chamada, foi divulgado na madrugada desta terça-feira (3) e está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação. O programa seleciona candidatos para bolsas integrais e parciais em instituições privadas de todo o país, usando as notas das duas últimas edições do Enem.

Para 2026, são oferecidas 594.519 bolsas, das quais 274.819 são integrais e 319.700 parciais, com desconto de 50% na mensalidade. Segundo o MEC, esta é a maior oferta desde a criação do programa, voltado a brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.

Prouni divulga resultado da primeira chamada

Entre os cursos com maior número de bolsas disponíveis estão Administração, Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também aparecem com destaque áreas como Gestão de Recursos Humanos, Direito, Engenharia de Software, Logística, Psicologia e cursos ligados à área criminal, como Criminologia e Investigação e Perícia Criminal.

LEIA TAMBÉM

Quem não apareceu no resultado do Prouni 2026 ainda terá novas chances. A segunda chamada está prevista para o dia 2 de março. Já os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras listas poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 25 e 26 de março, com resultado final previsto para 31 de março. Todo o acompanhamento do processo deve ser feito exclusivamente pela plataforma oficial do MEC.

Critérios para participar do Prouni

Para participar do Prouni, o estudante precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média no Enem e não ter zerado a redação. As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário-mínimo e meio, enquanto as bolsas parciais atendem quem tem renda de até três salários-mínimos por pessoa.

Além disso, também começaram as inscrições para o Fies, programa que permite financiar a graduação em instituições privadas. Para este semestre, são mais de 67 mil vagas disponíveis em faculdades de todo o país, com inscrições gratuitas abertas até sexta-feira (6), também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação