Educação

Sisu 2026 abre inscrições em janeiro com novas regras do Enem

Podem participar do Sisu estudantes que tenham realizado o Enem em uma das três edições mais recentes

sisu-2026-inscricoes
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abriu o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2026. As inscrições começam no dia 19 de janeiro e seguem até as 23h59 de 23 de janeiro, conforme edital publicado nesta terça-feira (23). O programa é a principal porta de entrada para cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior no Brasil.

Podem participar do Sisu estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das três edições mais recentes. A partir de 2026, passam a ser aceitas as notas do Enem 2023, 2024 e 2025, mudança que amplia o número de candidatos aptos a disputar uma vaga. Até este ano, apenas quem havia feito a última edição do exame podia se inscrever.

Inscrições para o Sisu 2026

Além da participação no Enem, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na redação e já ter concluído o ensino médio. As notas individuais do Enem 2025, que também poderão ser utilizadas no processo seletivo, têm divulgação prevista para o dia 16 de janeiro, poucos dias antes da abertura das inscrições.

LEIA TAMBÉM

Segundo o MEC, esta será a maior edição do Sisu já realizada. Ao todo, o programa vai ofertar mais de 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, distribuídos entre 136 universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Cronograma do Sisu 2026

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. A partir dessa data, os candidatos selecionados deverão acompanhar as orientações das instituições para a efetivação da matrícula, que começa em 2 de fevereiro.

O Sisu terá apenas uma edição em 2026, modelo adotado desde 2024. Os estudantes aprovados poderão iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre, conforme a abertura de turmas e a definição de cada instituição. Quem não for convocado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.