aprovados
UEPG abre época de banho de lama com resultado do vestibular
não perca
Antecipação busca facilitar cadastro para famílias.
Pela primeira vez desde a criação do Cadastro Online, em 2019, a Prefeitura reabre em janeiro o portal para solicitação de vagas em creches da rede de Curitiba.
O sistema volta a ficar disponível nesta segunda-feira (5) para bebês e crianças de 0 a 3 anos.
Até o ano passado, o cadastro para vagas em creches de Curitiba era reativado apenas em fevereiro, no início do ano letivo. Em 2026, a antecipação busca facilitar a organização das famílias e ampliar o tempo para atualização de dados.
LEIA TAMBÉM
Todos os pais e responsáveis devem fazer um novo cadastro, mesmo que a criança já tenha sido inscrita em anos anteriores. As inscrições são válidas apenas para o ano corrente e é necessário reafirmar a intenção de vaga para 2026.
Durante o preenchimento, a família deve informar cinco opções de unidades próximas de casa ou do trabalho. A criança precisa ter CPF, o que evita duplicidade de solicitações no sistema.
O registro no portal não garante matrícula automática. Quando a vaga for disponibilizada, a família receberá um e-mail e terá quatro dias úteis para comparecer à unidade indicada e concluir a matrícula.
A pontuação e a posição na fila são geradas automaticamente após o novo cadastro, de acordo com os critérios da Secretaria Municipal da Educação. Têm prioridade crianças com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e filhos de pais que trabalham e não têm com quem deixar o bebê.
O portal estava suspenso desde 16 de novembro para a distribuição das vagas já solicitadas e atualização das intenções antigas, procedimento realizado anualmente.
Com o encerramento da intenção de vaga em creches de Curitiba, o vale-creche também é finalizado automaticamente.
Ao refazer o cadastro, o benefício poderá ser concedido novamente caso a criança continue atendendo aos critérios e não tenha vaga confirmada.
As famílias podem buscar orientação nos Núcleos Regionais da Educação, nas Ruas da Cidadania:
Acesse o Massa.com.br para mais informações sobre educação.