Esporte
Atlético-MG completa dez jogos após queda de Turco com apenas duas vitórias


BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – O Atlético-MG anunciou a demissão de Antonio ‘Turco’ Mohamed em 22 de julho, na manhã seguinte ao empate com o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do aproveitamento de 69% na temporada e de ter apenas cinco derrotas em 45 partidas, o treinador argentino não resistiu à eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil e a série de atuações ruins no torneio de pontos corridos. Passados dez jogos desde que queda de Turco, a situação do clube mineiro em 2022 ficou pior, com apenas duas vitórias neste período.
Com 40 pontos conquistados, o Atlético-MG está fora da zona de classificação para a Copa Libertadores. Conseguir uma das vagas diretas na fase de grupos do torneio continental é que o sobrou para o clube em 2022, para não ter de inaugurar a Arena MRV, no primeiro semestre do ano que vem, sem disputar a principal competição da América do Sul. O próximo desafio é diante do Avaí, neste sábado (17), na Ressacada, em Florianópolis (SC), pela 27ª rodada da Série A.
Contratado pelo Atlético-MG no mesmo dia da demissão de Mohamed, Cuca esteve à frente do time alvinegro em nove dos dez jogos disputados. Apesar de já acertado, o treinador não comandou o time na derrota para o Corinthians, pela 19ª rodada, quando a responsabilidade de dirigir a equipe ficou com Lucas Gonçalves, integrante da comissão técnica fixa do clube.
Nas dez partidas disputadas desde a demissão de Turco, oito pelo Brasileiro e duas pela Copa Libertadores, foram cinco derrotas, três empates e apenas duas vitórias, sobre Coritiba e Atlético-GO, ambas fora de Belo Horizonte. Aliás, o Atlético-MG não venceu nenhum dos seis jogos que disputou em Belo Horizonte, independentemente da competição ou do mando de campo.
Quando Turco Mohamed deixou o comando, no fim de julho, o clube mineiro estava na terceira colocação do Brasileiro e apenas quatro pontos atrás do líder Palmeiras. Passadas oito rodadas, o time alvinegro caiu para sétimo lugar, 11 pontos atrás do clube paulista, que pode fazer a diferença subir para 14, pois não jogou ainda pela 26ª rodada. O time comandado por Abel Ferreira enfrenta o Juventude, sábado (10), no Allianz Parque.
Os embates com o próprio Palmeiras, pelas quartas de final da Copa Libertadores, completam a lista de dez jogos sem Turco Mohamed. Foram dois empates, um em Belo Horizonte e outro em São Paulo, seguido de eliminação na disputa de pênaltis. No jogo do Mineirão, na ida, o Atlético-MG abriu 2 a 0, mas viu o adversário reagir e empatar nos minutos finais. Na volta, nos Allianz Parque, o time alvinegro atuou boa parte do jogo com um jogador a mais, além de cerca de dez minutos com dois atletas a mais, porém não conseguiu fazer nenhum gol e foi derrotado na disputa de pênaltis.
Treinador campeão brasileiro e da Copa do Brasil no ano passado, com o Atlético, Cuca retornou ao clube mineiro com a missão resgatar o bom futebol apresentado na temporada anterior. Naquele momento a situação do clube não era tão complicada como agora, mas a falta de vitórias custou a eliminação na Libertadores e saída da briga pelo título do Brasileiro. Apesar de o momento não ser dos melhores, o treinador atleticano adota um discurso otimista.
Após o empate com o Red Bull Bragantino, no dia 7, Cuca chegou a dizer que o time teve momentos iguais à histórica equipe de 2021. Na opinião do técnico atleticano, a equipe já mostrou uma evolução na atuação, apesar de não demonstrar por meio dos resultados.