ADVERSÁRIO DA ESTREIA!

Carrasco ou presa fácil? O que esperar de Marrocos, adversária do Brasil

Brasil estreia na Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 junho. Adversário foi semifinalista em 2022 e chega forte para esta edição do torneio

brasil-estreia-copa-2026-contra-quem
Foto: Reprodução/Fifa.com

O Brasil estreia na Copa 2026 contra a seleção de Marrocos! A definição aconteceu nesta sexta-feira (5) no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, realizada pela Fifa, e coloca a seleção brasileira frente a frente com um dos semifinalistas do último mundial.

Seleção de Marrocos é boa?

Embora não tenha tanta tradição no futebol, a seleção de Marrocos é uma das mais complicadas entre as classificadas para a Copa no continente africano.

Com um elenco considerado como a ‘segunda geração de ouro’ do futebol marroquino, o auge da seleção (até agora) foi a campanha na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os Leões do Atlas chegaram à semifinal, deixando pelo caminho seleções tradicionais como Espanha e Portugal.

Com o desempenho, a seleção subiu no ranking da Fifa e garantiu a vaga no pote 2 do torneio.

E como Marrocos foi nas Eliminatórias?

Com uma campanha irretocável, Marrocos se classificou para a Copa do Mundo 2026 com a melhor campanha do Grupo E das Eliminatórias da África. Foram oito vitórias em oito jogos, com 22 gols marcados e apenas dois sofridos, a segunda melhor defesa do torneio.

A atual geração conta com jogadores de renome internacional, como o lateral direito do PSG, Achraf Hakimi, eleito o Melhor Jogador Africano do Ano em 2025, e o goleiro Yassine Bounou, do Al-Hilal.

Brasil x Marrocos já se enfrentaram na Copa!

As duas seleções já se enfrentaram pelo menos três vezes e o saldo é positivo para o Brasil: foram duas vitórias, incluindo uma na Copa do Mundo de 1998, e uma derrota.

Naquele torneio, pela segunda rodada, Ronaldo, Rivaldo e Bebeto marcaram os três gols da seleção contra uma então fraca seleção de Marrocos.

Antes disso, em 1997, o Brasil venceu por 2 a 0, como preparação para o Mundial do ano seguinte. Já em 2023, depois da campanha histórica de Marrocos na Copa de 2022, veio a primeira derrota do Brasil para os africanos: 2 a 1, e a primeira vitória dos marroquinos contra uma seleção que já foi campeã do mundo.