Esporte
Coritiba oficializa protesto contra a arbitragem do Campeonato Brasileiro
O Coritiba encaminhou ofício à CBF relatando as falhas do árbitro e assistente que teriam influenciado no resultado do jogo diante do Goiás. A diretoria alega que a equipe foi prejudicada e, por conta de supostas falhas dos árbitros, deixou de estar na liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro.
“Prejudicado pela arbitragem em mais de uma oportunidade nas disputas do Campeonato Brasileiro da Série B (teve um gol legítimo anulado e dois pênaltis não foram marcados no jogo diante do Goiás, disputado na última 6ª feira no Couto Pereira), o Coritiba enviou na terça-feira (10) ofício de protesto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, diz o comunicado da assessoria de imprensa no clube.
Em seu ofício, o Coritiba faz análises dos vídeos das partidas que comprovariam as falhas técnicas primárias prejudicaram o time. “A indignação é maior ainda pelo fato de o time ter sido seriamente prejudicado em outras duas oportunidades na mesma competição (na derrota para o Botafogo no Rio e no empate diante do Londrina, em Curitiba)”, acrescenta a nota, complementando que os erros nos três jogos tiraram sete pontos do time, no total.
Protesto legítimo e VAR
Para o presidente Juarez Moraes e Silva, “a formalização deste novo protesto é muito legítimo e reafirma que o Coritiba está antenado com tudo em seu firme propósito de acesso à Série A nesta temporada”. Juarez lembrou ainda que “a nossa atitude se dá no momento em que estamos na vice-liderança do campeonato e com o mesmo número de pontos do líder, o Náutico. Estamos relatando os fatos lamentáveis ocorridos em campo no jogo diante do Goiás e na expectativa da utilização do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) a partir da primeira rodada do segundo turno da Série B”, conforme já informado pela CBF, acentuou o presidente do Conselho de Administração do Coritiba.
Quanto ao VAR, Juarez Moraes e Silva lembrou que a ferramenta será usada durante todo o segundo turno da Série B (a partir do dia 20 de agosto), fruto de um forte trabalho do Coritiba e de todos os clubes que integram a Associação Nacional dos Clubes de Futebol (ANCF). “Foi uma decisão fundamental dos clubes com o apoio da ANCF. Ninguém quer qualquer tipo de vantagem. O objetivo é um melhor nível das arbitragens, um menor número de erros, e a segurança geral de que os resultados refletirão exatamente aquilo que as equipes renderem nos gramados”, disse.
Para o vice-presidente Glenn Stenger, além de oferecer segurança aos clubes, a introdução do VAR nos jogos da Série B desde a primeira rodada do returno da disputa “terá as despesas totalmente cobertas pela CBF, o que significa que a união dos clubes é o melhor caminho para um diálogo franco, transparente e de resultados com a entidade nacional”.