Esporte
Curitibano campeão brasileiro de skate desenvolve projeto social para crianças carentes


Atual campeão do STU National, o Circuito Brasileiro de Skate, em Porto Alegre (RS), o atleta Luigi Cini, de 19 anos, dedica parte do seu tempo entre treinos, competições e projetos sociais. Em Curitiba, sua cidade natal, Luigi construiu um skatepark onde desenvolve o Cini Skate Social — uma iniciativa voltada para crianças em situação de risco social.
“Recebemos crianças com vários tipos de carências. Há transmissão de valores importantes para o convívio em sociedade. Elas se divertem nas atividades com skate, e nós também aprendemos muito com elas”, afirma o jovem paranaense.
Convocado neste ano para a seleção brasileira de skate, Luigi representará o país nas competições internacionais da modalidade park. A partir desta temporada, faz parte do projeto da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) que tem como objetivo fortalecer a equipe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O skate passou a ser esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, realizados em 2021 por causa da pandemia. Nas Olimpíadas de Tóquio, o Brasil foi o segundo país com mais medalhas no skate, perdendo apenas para o Japão. Os atletas brasileiros conquistaram três medalhas de prata.
Para Luigi, o skate é muito mais do que um esporte: “É meu lifestyle e uma forma de expressão”. O atleta conta que o skate surgiu na vida dele aos oito anos de idade. Junto com um amigo, foi a uma pista de skatepark na capital paranaense e começou a fazer aulas com Vitor Simão. “Ele me incentivou muito a me aperfeiçoar no skate e a participar de competições”, relembra.
Esforço e dedicação ao skate
No fim de maio deste ano, Luigi venceu o STU National na pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, considerada a maior da América Latina. O curitibano afirma que essa conquista é o resultado de todo o esforço e dedicação ao skate.
“Meu sonho é continuar andando de skate com o mesmo propósito de quando comecei: me divertir, conhecer lugares e pessoas novas. Creio que os campeonatos e títulos são algo que acontecem de maneira natural se você realmente está focado em fazer o seu melhor”, diz.
Luigi participa de campeonatos nacionais e internacionais desde antes de 2019. Na categoria amador, foi campeão brasileiro na modalidade halfpipe (skate vertical) três anos seguidos.
Em 2019, já como profissional, foi campeão brasileiro na modalidade halfpipe e, em 2020, campeão brasileiro do STU – Park.
Projetos sociais
Luigi define a ONG Cini Skate Social como um projeto de acolhimento. Ele acredita que a iniciativa possibilita uma nova perspectiva de vida e de lazer para as crianças da comunidade. Todas as terças-feiras pela manhã as crianças têm atividades orientadas pelo skatista e professor de educação física Vitor Simão e com a colaboração de amigos de Luigi que atuam como voluntários.
“O skate, além de ser um esporte, é uma ferramenta de integração incrível, unindo pessoas independentemente de suas origens e contextos. É uma forma de inclusão de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social”, afirma o skatista curitibano.
Em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o Cini Skate Social também leva crianças e adolescentes de casas de abrigo de Curitiba para atividades de skate.
Para o skatista, é muito importante apresentar o estilo de vida do skate a essa garotada que precisa de um espaço de lazer onde esteja segura e se mantenha saudável.
Agenda cheia
Até o fim do ano, a agenda de Luigi está cheia de compromissos profissionais. Entre junho e outubro, por exemplo, fará uma série de viagens nacionais e internacionais para participar de demonstrações, treinos da seleção e competições. Noruega, Austrália e EUA estão entre os próximos destinos de Luigi.
No Dia Mundial do Skate (21/06), estará treinando no Rio de Janeiro (RJ) onde participará, em outubro, de um campeonato mundial de skate na categoria park. Trata-se de um evento importante para a corrida olímpica rumo aos Jogos de Paris 2024. Os skatistas somam pontos para as Olimpíadas e também competem pelo título oficial de campeão mundial.
Informações da assessoria de imprensa