já passou de fase?

Caminho livre? Por que a internet está dizendo que o Brasil é favorito na Copa

Grupo do Brasil na Copa do Mundo 2026 é considerado bem acessível e já tem torcedor agendando o churrasco do hexa!

grupo-do-brasil-na-copa-e-facil-ou-dificil
Foto: Arquivo/CBF

O grupo do Brasil na Copa do Mundo 2026 é fácil? O sorteio das chaves do próximo Mundial nem tinha terminado e a internet já estava tomada de análises, e a maioria do público parece estar otimista: tem gente já colocando o Brasil na próxima fase da Copa!

Grupo do Brasil na Copa: conheça os adversários

Pentacampeão mundial, o Brasil está na fila há 24 anos. Na última edição da Copa, a seleção caiu nas quartas de final para a Croácia, nos pênaltis, naquela derrota sofrida com o gol croata no finalzinho do tempo normal.

Desde o título de 2002, a melhor colocação no Brasil em uma Copa do Mundo foi o quarto lugar em 2014 – mas é melhor nem relembrar daquela Copa no Brasil, porque foi justamente quando levamos 7 a 1 da Alemanha…

Mas será que essa sina se repete agora? Conheça os adversários e avalie se o grupo do Brasil na Copa 2026 é realmente fácil ou é melhor ir com calma.

Brasil enfrenta Marrocos na estreia

A maior pedreira da primeira fase deve ser a seleção de Marrocos. Quarta colocada na Copa do Mundo de 2022, os Leões do Atlas foram a grande sensação do último Mundial e eliminaram Espanha e Portugal no mata-mata.

LEIA TAMBÉM

A base que conquistou o coração do torcedor no Catar foi mantida e o técnico Walid Regragui tem à disposição aquela que é considerada a segunda geração de ouro do futebol marroquino.

Desde janeiro de 2024, quando foi eliminada pela África do Sul da Copa Africana de Nações, Marrocos está invicta: foram oito vitórias em oito jogos nas Eliminatórias Africanas, com 22 gols marcados e apenas dois sofridos.

Escócia reencontra Brasil na Copa do Mundo

Brasil e Escócia já se enfrentaram dez vezes em toda a história, com oito vitórias brasileiras e dois empates. O curioso é que quatro dessas partidas aconteceram em Copas do Mundo: em 1974 (0 a 0), 1982 (4 a 1 para o Brasil), 1990 (1 a 0 Brasil) e 1998 (2 a 1 para o Brasil).

A classificação nas eliminatórias europeias foi conquistada só na última rodada, com a vitória por 4 a 2 sobre a Dinamarca. Mesmo com a vaga garantida, a seleção escocesa não se classificou para a Euro e quase foi rebaixada na Liga das Nações.

O momento, portanto, não parece ser tão favorável para os europeus, que também não podem contar com o retrospecto para confiar em uma vitória contra a seleção.

Haiti volta à Copa do Mundo após 51 anos

Seleção mais fraca do Grupo C, o Haiti está de volta a uma Copa do Mundo depois de mais de cinco décadas. A última vez que o país disputou o Mundial foi em 1974, eliminado ainda na fase de grupos.

Nas eliminatórias da Concacaf, o Haiti surpreendeu e liderou o Grupo C, garantindo a vaga direta na Copa. O time deixou pelo caminho Costa Rica e Honduras, duas seleções que vinham participando com frequência da Copa do Mundo nos últimos 16 anos.

Sem grandes destaques individuais, entra na Copa do Mundo como candidato a saco de pancadas. Mas, como dizem os sábios, não existe mais bobo no futebol… Será?

Brasil na Copa do Mundo 2026

O Brasil é o cabeça-de-chave do Grupo C da Copa do Mundo 2026 e estreia no dia 13 de junho contra Marrocos. Depois, entra em campo novamente nos dias 19 e 24 de junho. Caso fique entre os dois primeiros, avança diretamente para a próxima fase, 16-avos-de-final.

Neste sábado (6), a Fifa divulga a tabela completa com todos os jogos da Copa do Mundo 2026, com os horários e sedes de todas as partidas da fase de grupos.