Esporte

Olimpíadas eSports em 2025 mostra relevância do esporte virtual no mundo

melhor-aplicativo-movel-de-poker
Foto: Reprodução/Pixabay

Nas últimas décadas, os eSports vêm se tornando cada vez mais populares. Por isso, não é difícil encontrar quem pratique esportes virtuais, como jogar futebol no videogame, xadrez online ou mesmo encontrar o melhor aplicativo móvel de poker para competir.

A última edição da PGB (Pesquisa Game Brasil), de 2024, mostrou o atual panorama de eSports no Brasil. Dentre os mais de 1,6 mil entrevistados, 82,1% já tinham ouvido falar do termo eSports. Destes, 81,2% afirmaram que costumam jogar jogos no ambiente online, enquanto 88,3% contaram que assistem a partidas ou campeonatos virtualmente.

O estudo ainda aponta que o público atuante no eSports joga predominantemente em casa, utilizando como meio consoles, computadores/notebooks e smartphones. O tempo aplicado aos jogos, na maioria dos casos, é entre uma a três horas por dia.

Com tais dados, já é possível perceber o enorme engajamento que o eSports possui atualmente entre os brasileiros, tornando-se inclusive um comportamento transmitido para as próximas gerações. No século passado, com a advento da televisão, muitos pais sentavam-se no sofá para ver um filme com seus filhos, hoje muitos deles também jogam algum jogo virtual em família.

Versões para o esporte virtual

Quase todos os esportes mais conhecidos já encontram sua versão para o virtual: basquete, skate, vôlei, tênis, futebol, futebol americano, natação, poker, xadrez, basebol, automobilismo, atletismo, boxe, etc.

O ambiente online tornou-se uma forma de conhecer e explorar essas atividades esportivas, visto que não é qualquer cidade que possui estrutura física ou professores para prática de algumas delas.

A necessidade social, inata ao ser humano, não é deixada de lado no universo virtual. Com a facilidade de gerar agremiações ao redor de uma mesma preferência, muitos grupos são formados.

Jogos Olímpicos de eSports

Esse reconhecimento e abrangência dos eSports têm tomado proporções internacionais. Em julho deste ano, com unanimidade de votos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a criação dos Jogos Olímpicos de eSports. O evento estreará em 2025 e será realizado a cada dois anos.

As Olimpíadas nasceram em Olímpia, na Grécia, por volta de 776 a.C., e passados mais de 2,5 mil anos, hoje muitos esportes são praticados e vistos de forma virtual. Com as Olmpíadas dos cybersports chegando ano que vem, será aberto um novo capítulo da história dos esportes no mundo.

Tudo isso tido em conta, fica evidente a importância do mercado eletrônico no meio esportivo. Nos próximos anos, será possível acompanhar de perto como serão os desdobramentos das competições virtuais, que inevitavelmente andarão de mãos dadas com as novas tecnologias emergentes.