ORGULHO BRASILEIRO!

Mineirinho e o seu título mundial de Surfe

Atleta foi um dos primeiros brasileiros a se destacar em nível mundial na modalidade, conquistando o segundo título para o país

mineirinho-titulo-mundial-surfe
Foto: Jeremy Bishop/Unplash

Em 2015, Adriano de Souza, o Mineirinho, fez história ao conquistar o título Mundial de Surfe, dando ainda mais visibilidade ao talento brasileiro. Foi a segunda conquista seguida de um brasileiro, momento que marcou o começo da hegemonia recente do país na modalidade.

Relembrar o título é revisitar um dos capítulos mais emocionantes do esporte nacional, sobretudo porque as bets autorizadas destacam conquistas brasileiras no surfe e reforçam a importância desse triunfo no cenário internacional. Jogue com responsabilidade.

Vamos contar como foi essa emocionante história de uma das referências brasileiras no surfe!

O título mundial de Adriano de Souza, o Mineirinho

Adriano de Souza foi o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de surfe, abrindo caminho para o ‘Brazilian Storm‘. Após a conquista do título de Gabriel Medina em 2014, Mineirinho fez história ao buscar sua conquista em 2015, a segunda seguida para os brasileiros. O atleta foi patrocinado por grandes marcas como a Red Bull e a Oakley.

A conquista em 2015 ficou marcada pela regularidade. Adriano Souza se manteve regular em todas as etapas da temporada, com direito a vitória em Drug Aware Margaret River Pro, na Austrália, pela terceira etapa.

Na final, em Billabong Pipe Masters, a disputa pelo título era principalmente com Mick Fanning. Portanto, para o brasileiro bastava chegar na frente do adversário que a conquista ficaria novamente no Brasil.

O adversário caiu diante de Gabriel Medina nas semifinais e, somando isso a classificação de Mineirinho para a decisão, vencendo o havaiano Mason Ho, o título foi assegurado antes mesmo da definição do campeão da última etapa.

Porém, mesmo já sendo o campeão, Adriano Souza foi para a disputa com o compatriota pela conquista do Pipe Masters e conseguiu. No duelo entre os campeões brasileiros, Mineirinho levou a melhor por 14,07 a 8,50 pontos.

“Vim para cá para tentar levar esse troféu de campeão do mundo para casa, e ser o campeão de Pipe Masters é um sonho de todo surfista. Não tenho nem palavras. Sou abençoado por Deus. É fantástico ser campeão. Quero dizer “muito obrigado a todos os brasileiros”. É, sou campeão!”, comentou emocionado após o Pipe Masters.

Confira a campanha de Adriano Souza durante a temporada 2015, que resultou no título do circuito mundial da WSL:

  • Gold Coast: 3º lugar
  • Bells Beach: 2º lugar
  • Margaret River: Vencedor
  • Rio de Janeiro: 13º
  • Fiji: 13º
  • J-Bay: 5º
  • Taiti: 13º
  • Trestles: 2º
  • França: 3º
  • Portugal: 13º
  • Pipe Masters: Vencedor

Brasil em alta no mundo do Surfe

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de títulos no surfe, somando oito conquistas. Mais do que o histórico, é o desempenho recente que alimenta a esperança dos torcedores em ver o país no topo no futuro.

Desde 2014, ano da primeira conquista do país, apenas em três temporadas o troféu não ficou em mãos brasileiras, todas vencidas pelo havaiano John John Florence.

Portanto, os títulos brasileiros ficaram com: Adriano de Souza (2015), Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Ítalo Ferreira (2019), Filipe Toledo (2022 e 2023) e Yago Dora (2025).