Esporte

Pela terceira vez consecutiva, Ferrão é eleito o melhor jogador de futsal do mundo; Guitta é o melhor goleiro

ferrao
Foto: Thais Magalhães/ CBF

Quando o assunto é a bola pesada, Ferrão é referência. Nesta terça-feira (18), o pivô consolidou ainda mais seu legado ao ser eleito pela terceira vez consecutiva como o melhor jogador de futsal do mundo. A indicação, relativa à temporada de 2021, veio do prêmio Futsal Awards do tradicional site ‘Futsal Planet’, que reúne o veredito de profissionais do meio e é considerada a principal premiação da modalidade.

Pela Seleção Brasileira, Ferrão disputou a Copa do Mundo FIFA na Lituânia, em que a Canarinho terminou no pódio, com a terceira colocação. Individualmente, o pivô foi o artilheiro do Mundial, com nove gols marcados ao longo da campanha.

Com as cores do Barcelona, o atleta conquistou o título da liga espanhola de futsal e levou a equipe catalã até a decisão da Champions League da modalidade. Ao site da CBF, Ferrão compartilhou a emoção de ter sido eleito o melhor do mundo pela terceira temporada consecutiva.

“A verdade é que receber esse prêmio pela terceira vez seguida faz passar um filme na cabeça. Toda vez que ganho esse prêmio parece que é a primeira vez e passa o mesmo filme. Particularmente, lembro quando comecei a jogar futsal, dos meus sonhos na época, de jogar na Seleção Brasileira. Hoje em dia realizei esse sonho e realizei outro, de ser o melhor jogador do mundo durante três anos seguidos, isso não tem preço”, admitiu Ferrão, antes de projetar a continuidade do seu trabalho em 2022.

“Conseguir chegar é difícil, mas manter é ainda mais. Então agora é trabalhar cada vez mais para tentar dar sequência nesse trabalho. Ainda mais em 2022, que temos grandes objetivos, agora já temos essa Copa América, que é de suma importância para o Brasil. Temos que voltar a ser os donos do futsal, e tudo começa por aqui. Um ano cheio de novos objetivos, espero que a gente possa traçar todos eles da melhor maneira possível. Para mim é uma honra representar o Brasil, ser um ídolo. Só me dá mais força para trabalhar cada vez mais e conseguir esses títulos individuais e coletivos”, completou.

O prêmio reitera a grande fase de Ferrão – é o terceiro título de melhor jogador do mundo consecutivo para o brasileiro. Em 2019 e 2020 o pivô também foi o grande vencedor da cerimônia chancelada pelo ‘Futsal Planet’, iniciada em 2000.

O Brasil também foi representado por outros dois atletas dentro do top 10 de melhores jogadores do mundo. O pivô Pito ficou na 4ª colocação, enquanto o fixo Rodrigo figurou na décima posição.

Guitta é o melhor goleiro do mundo
Foto: Thais Magalhães/ CBF

Já o melhor goleiro de futsal do mundo também é brasileiro. Guitta foi eleito como o melhor arqueiro da temporada 2021, no Futsal Awards.

Pela Seleção Brasileira, Guitta ajudou o Brasil a figurar na terceira colocação da Copa do Mundo FIFA da Lituânia. O goleiro ainda foi fundamental para que a Canarinho saísse do Mundial com a melhor defesa do torneio, com apenas oito gols sofridos. Atualmente concentrado em Gramado (RS), em meio à preparação para a Copa América, o arqueiro descreveu a emoção de ter seu trabalho reconhecido.

“Recebi a notícia há pouco durante nosso treinamento da tarde, do nosso fisioterapeuta. Fico muito feliz com o reconhecimento mundial, é sempre bom ser reconhecido na tua profissão, por mais que eu já esteja há anos no mais alto nível. Sempre ficava um gostinho de ter também esse prêmio consolidado na minha carreira. Muito feliz por essa conquista, é fruto de muitos anos correndo atrás, não desse prêmio em si, mas da melhora diária dentro da minha posição”, declarou, ao site da CBF.

Em seu clube, Guitta também manteve o mesmo destaque em 2021. Na temporada, o goleiro conquistou o título da Champions League e da liga portuguesa com o Sporting (POR).

O Brasil contou com outros dois representantes além de Guitta dentro do top 10 mundial da posição. Os goleiros André Deko e Willian figuram, respectivamente, em 6º e 9º na lista do site ‘Futsal Planet’.

Informações da CBF