Esporte

STJD multa Brasil de Pelotas em R$ 30 mil por injúria racial

racismo-brasil-de-pelotas

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu multar o Brasil de Pelotas nesta quinta-feira (18) em R$ 30 mil por injúria racial. Na partida contra o Brusque, pela Série B do Campeonato Brasileiro, um torcedor do clube chamou o zagueiro Sandro de “negro desgraçado”.

O torcedor, identificado como Douglas Menezes Jorge, foi punido com uma suspensão de 900 dias fora dos estádios. A decisão do STJD ainda cabe recurso.

O caso do Brasil de Pelotas foi quadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que proíbe: “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A defesa do clube afirma que apenas o torcedor deve ser punido. “É uma questão de educação, o clube não é educador. O que o clube poderia ter feito para que aquilo não ocorresse? Tapar a boca do torcedor? Esse torcedor foi preso, foi conduzido sem resistência da torcida, porque a torcida do Brasil de Pelotas reprovou a conduta desse torcedor. Não gostaria que o clube ficasse com essa mancha porque não é um clube racista”, disse.

Sandro chegou a registrar um boletim de ocorrência após o jogo e também afirmou que iria levar o caso para a justiça comum.

Ainda nesta quinta, o STJD aceitou o recurso do Brusque no caso de injúria racial contra Celsinho, do Londrina, e devolveu os três pontos que a equipe havia perdido na tabela de classificação da Série B.

Informações do SBT Sports.