Luto no futebol

Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, morre aos 69 anos

Russo começou sua carreira de treinador em 1989, no Lanús, e logo conquistou títulos da segunda divisão com Lanús (1992), Estudiantes (1995) e Rosario Central (2013).

técnico do boca juniors
Foto: Alejandro Pagni / AFP

O futebol argentino está de luto. Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, faleceu nesta quarta-feira (8) aos 69 anos, vítima de complicações de um câncer de próstata. O treinador estava afastado dos jogos e vinha sendo tratado em casa. Segundo a imprensa argentina, o velório será realizado no estádio La Bombonera.

Técnico do Boca Juniors morre aos 69 anos

Miguel Ángel Russo fez história no Boca Juniors, levando o clube à conquista da Copa Libertadores de 2007, a última do time até hoje. Ele teve quatro passagens pelo comando da equipe (2007, 2020, 2021, e novamente em 2024) conquistando títulos como o Campeonato Argentino (2020/21) e a Copa da Liga Profissional (2020).

Em respeito ao treinador, a Liga Profissional de Futebol da Argentina adiou o jogo do Boca Juniors contra o Barracas Central, que seria realizado neste sábado (11), ainda sem nova data definida.

LEIA TAMBÉM

Durante o treino da seleção argentina em Miami, os jogadores realizaram um minuto de silêncio em homenagem a Russo. O Boca Juniors também publicou uma nota nas redes sociais lamentando a perda e destacando a importância do técnico para o clube.

“Miguel deixa uma marca inapagável em nossa instituição e será sempre um exemplo de alegria, cordialidade e esforço.”.

Clubes da Argentina e de outros países, além da AFA e da Conmebol, também prestaram homenagens ao treinador.

Além do Boca, Russo foi campeão argentino pelo Vélez Sarsfield em 2005 e dirigiu clubes como Racing, San Lorenzo, Colón, Rosário Central e Atlético Los Andes. Também trabalhou em outros países da América do Sul, passando por Universidad de Chile, Millonarios, Alianza Lima e Cerro Porteño, além de experiências no Salamanca (ESP), Morelia (MÉX) e Al-Nassr (Arábia Saudita).

Antes de ser técnico, Miguel Ángel Russo atuou como volante no Estudiantes, entre 1975 e 1988, onde foi bicampeão argentino (1982 e 1983). Ele disputou 17 jogos pela seleção da Argentina e participou das Eliminatórias da Copa de 1986, ficando fora do mundial por lesão.