METEORO DA PAIXÃO
Vem aí! Luan Santana grava DVD inédito em Curitiba: veja quando
Fofocas
Segundo o Dr. Lucas Nacif, o câncer de pâncreas é um tumor maligno que se forma quando as células do órgão passam a se multiplicar de maneira descontrolada.
O apresentador Edu Guedes foi diagnosticado com câncer no pâncreas e segue internado após uma cirurgia para retirada do tumor. Em entrevista ao portal Márcia Piovesan, O cirurgião gastrointestinal Dr. Lucas Nacif, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), analisou o caso e trouxe detalhes sobre a doença, suas causas e tratamento.
Segundo o Dr. Lucas Nacif, o câncer de pâncreas é um tumor maligno que se forma quando as células do órgão passam a se multiplicar de maneira descontrolada. O pâncreas tem papel fundamental na digestão e na produção de hormônios como a insulina.
LEIA TAMBÉM
“Quando essas células sofrem alterações, formam uma massa que pode crescer e se espalhar para outros órgãos. É um câncer agressivo e muitas vezes silencioso no início”, explicou o médico.
O especialista também destacou hábitos e condições de saúde que estão ligados ao aumento do risco da doença, como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes (tipo 2), colesterol desregulado, sedentarismo, alimentos ultraprocessados e até histórico familiar.
O tratamento do câncer de pâncreas pode variar conforme o estágio do tumor. Entre as opções estão: Cirurgia (quando o tumor é localizado), quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
“Se descoberto no início, as chances de cura aumentam consideravelmente. O diagnóstico começa com avaliação médica e exames laboratoriais”, ressaltou o cirurgião.