tendência

Pantone faz revelação inédita para Cor do Ano de 2026

A cor aparece pela primeira vez em 26 anos.

cor do ano 2026
Reprodução/Instagram

A Pantone anunciou oficialmente a Cor do Ano para 2026 e fez história nesta quinta-feira (4). Pela primeira vez desde o início do programa, em 1999, a escolhida é um tom de branco.

Cor do ano surpreende internautas

A Cor do Ano para 2026, Cloud Dancer, é descrita como um “branco etéreo, arejado, equilibrado”, ou como um “suspiro de calma e paz em um mundo barulhento”.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Pantone, o tom simboliza serenidade, clareza e recomeço em meio a um contexto de transformações e muitas “interferências externas”.

A cor representa um desejo coletivo por foco, introspecção e simplicidade, quase como um “canvas em branco” para que criativos, designers e o público reconstruam visões para o futuro. Veja:

Histórico de cores do ano

Desde 1999 a Pantone escolhe uma “Color of the Year” que traduz tendências culturais, artísticas e sociais. Nos últimos anos, as escolhas refletiram diferentes climas:

  • 2025 — Mocha Mousse, marrom quente e acolhedor.
  • 2024 — Peach Fuzz, suave tom pêssego, simbolizando ternura.
  • 2023 — Viva Magenta, vibrante e expressiva.

Onde e como a cor do ano pode ser usada

A cor do ano pode ser usadas de várias maneiras, como:

  • Design de interiores: Cloud Dancer traz leveza e sensação de amplitude, ideal para espaços como salas, cozinhas e banheiros, criando ambientes limpos, arejados e tranquilos.
  • Moda & estilo: Como neutral sofisticado, o tom funciona como base para combinar com qualquer paleta, do minimalismo ao maximalismo.
  • Design gráfico, embalagens, branding: Ele oferece um fundo discreto, que valoriza tipografia, imagens e contraste,ótimo para produtos, logotipos ou campanhas em que o destaque deve vir de forma elegante e sutil.
  • Bem-estar e lifestyle: A proposta de “frescor, calma e foco” combina com tendências de vida mais slow, consciente e minimalista.

Por que a cor do ano importa

A escolha de uma “cor do ano” pela Pantone costuma servir como referência para designers e profissionais de criação, que definem paletas de cores para moda, decoração, branding, embalagens, etc.

Já na indústria de moda e de consumo, adaptam coleções, produtos e campanhas para refletir tendências esperadas, influenciando o que vai estar “na moda”.

Uma cor “oficial” pode entrar no imaginário coletivo como símbolo de um momento, e Cloud Dancer, com seu apelo de serenidade e renovação, chega num momento em que muitos buscam mais calma, clareza e equilíbrio.