Fofocas

Fernanda Keulla revela diagnóstico de síndrome rara

Segundo Fernanda, o diagnóstico só foi possível após a realização de um exame de sangue que revelou alterações nos níveis de anticorpos.

fernanda keulla
Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB Fernanda Keulla compartilhou com seus seguidores que foi diagnosticada com a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune rara e crônica que afetas principalmente as glândulas responsáveis pela produção de umidade no corpo.

Diagnóstico veio após exames de sangue

Por anos, Fernanda conviveu com sintomas como fadiga intensa, dores constantes e internações frequentes, mas sem uma explicação médica definitiva.

LEIA TAMBÉM

“Demorei muito tempo para entender que estar doente todos os dias não era normal”, disse a apresentadora nas redes sociais.

Segundo Fernanda, o diagnóstico só foi possível após a realização de um exame de sangue que revelou alterações nos níveis de anticorpos. Com base nesses resultados, o reumatologista chegou à conclusão: síndrome de Sjögren.

O que é a síndrome de Sjögren?

A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca as glândulas lacrimais e salivares, provocando sintomas como secura nos olhos e boca, pele, nariz e vagina ressecados, fadiga extrema, dores articulares e inflamações glandulares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o diagnóstico pode incluir exames laboratoriais, radiológicos e, em alguns casos, biópsia das glândulas salivares.

Apesar de não ter cura, a síndrome pode ser controlada com acompanhamento médico. O tratamento inclui: Lágrimas artificiais e substitutos de saliva, anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores (em casos mais graves)

Fernanda afirma que hoje se sente melhor e que está conseguindo estabilizar seu quadro com tratamento contínuo e acompanhamento clínico.

“Pode ser libertador entender o que está acontecendo com o seu corpo”, completou.