Fofocas
Livro ‘Paranismo’ será lançado em comemoração ao aniversário de Curitiba


No dia 28 de março, um dia antes do aniversário de 330 anos de Curitiba, será lançado o livro ‘Paranismo’, do professor e crítico de arte carioca José Roberto Teixeira Leite. A obra trata do movimento cultural regional que surgiu no começo do século XX, para valorização da identidade do Paraná.
Teixeira Leite é o maior especialista em Movimento Paranista e também na vida e obra de João Turin, escultor expoente do Paranismo. O movimento utiliza na arte símbolos do estado, como o pinheiro, o mate e a gralha-azul.
O livro ‘Paranismo’ está sendo publicado pela Fundação Cultural de Curitiba, e conta com prefácio do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e de Samuel Ferrari Lago e Margarita Pericás Sansone.
No mesmo dia do lançamento do livro, às 19h, será aberta a exposição “O Paranismo”, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.
O autor de “Paranismo” nasceu no Rio de Janeiro, dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes entre 1961 e 1964 e exerceu a crítica de arte em diversos veículos da imprensa brasileira. É autor do livro João Turin: vida, obra, arte, de 2014.
Movimento Paranista
O Movimento Paranista, atualmente exaltado no Memorial Paranista do Parque São Lourenço, foi uma proposta estética regional, concebida para valorizar a identidade paranaense por meio de elementos que simbolizassem a singularidade do Paraná nas artes. O pinheiro (o principal deles), o pinhão, a erva-mate, a onça e a gralha azul estavam entre eles. O escultor João Turin se identificou com os objetivos do Paranismo tão logo retornou ao Brasil, depois de 17 anos vivendo na Europa.