criminoso famoso

Marcelo VIP, golpista que virou livro e filme, morre aos 49 anos

Considerado um dos maiores golpistas do Brasil, Marcelo morava em Curitiba.

marcelo vip morreu
Reprodução/Redes Sociais

Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido nacionalmente como Marcelo VIP, morreu aos 49 anos, após complicações de uma cirrose, em Joinville (SC).

Natural do Paraná, Marcelo VIP morava em Curitiba e ficou conhecido como um dos maiores golpistas do Brasil, protagonizando fraudes que chamaram a atenção do país no início dos anos 2000.

Morte de Marcelo VIP comove amigos

A morte de Marcelo VIP foi confirmada pelo amigo e advogado Nilton Ribeiro, que o acompanhava há mais de 15 anos. “Um cliente que se tornou um grande amigo.

Hoje nos despedimos do incrível Marcelo VIP”, escreveu nas redes sociais. O velório ocorre nesta terça-feira, em São José dos Pinhais (PR).

LEIA TAMBÉM

Marcelo VIP se passava pela alta sociedade

Marcelo ficou famoso por assumir identidades falsas para circular entre empresários, celebridades e políticos. O golpe mais famoso aconteceu em 2001, durante o Recifolia, quando se apresentou como Henrique Oliveira, suposto vice-presidente da Gol Linhas Aéreas e filho do fundador da companhia, Nenê Constantino.

Na ocasião, concedeu entrevistas, andou de helicóptero, frequentou áreas VIP e chegou a explicar, com segurança, supostas estratégias da empresa aérea.

Antes e depois disso, Marcelo VIP também fingiu ser músico, atleta profissional e herdeiro milionário, sempre com histórias bem ensaiadas, boa oratória e facilidade de acesso a ambientes restritos. Ele chegou a se aproximar de artistas famosos e ser fotografado ao lado de diversas celebridades.

Ficha criminal era longa

As fraudes renderam uma ficha criminal extensa. Marcelo foi condenado a mais de 34 anos de prisão, com crimes que incluem estelionato, falsidade ideológica, roubo de aeronave e associação ao tráfico de drogas.

Parte das condenações foi cumprida em penitenciárias de segurança máxima, como Tremembé, em São Paulo.

História de Marcelo VIP virou até filme

A trajetória do golpista virou livro e filme. A obra “VIPs: histórias reais de um mentiroso”, escrita pela jornalista Mariana Caltabiano, foi baseada em entrevistas concedidas por Marcelo enquanto ele estava preso.

A história também inspirou o filme “VIPs”, estrelado por Wagner Moura, que ajudou a consolidar sua figura como um dos personagens mais emblemáticos do crime não violento no Brasil.

Marcelo VIP também foi tema da série de podcasts “Ficha Criminal”, do UOL, que detalhou sua personalidade, modus operandi e o impacto social de seus golpes.

Para ficar por dentro de mais Notícias dos Famosos, acesse Massa.com.br.