infecção polimicrobiana

Papa Francisco enfrenta ‘quadro clínico complexo’, diz Vaticano

O boletim foi divulgado nesta segunda-feira (17) com a atualização de saúde do pontífice.

papa-francisco-enfrenta-quadro-clinico-complexo-diz-vaticano

O Papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, tornando sua condição “complexa”, segundo informações divulgadas pelo Vaticano nesta segunda-feira (17). O pontífice segue internado no hospital Gemelli, em Roma, e não há previsão de alta.

Papa Francisco está internado

De acordo com o comunicado oficial da Santa Sé, os exames realizados nos últimos dias indicaram a necessidade de ajustes na terapia do Papa. Apesar da gravidade da infecção, ele está sendo monitorado de perto pelos médicos.

Mais cedo, um porta-voz do Vaticano informou que Francisco teve uma noite estável, tomou café da manhã e demonstrou estar de “bom humor”. No entanto, não foi confirmado se o pontífice voltou a apresentar febre, um dos sintomas registrados desde o início da internação.

Compromissos cancelados e recuperação

Com a internação, o Papa Francisco precisou cancelar todos os seus compromissos e manter repouso absoluto. No último fim de semana, mesmo hospitalizado, ele realizou ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, mostrando preocupação com a comunidade.

LEIA TAMBÉM

Além disso, Francisco pediu desculpas por não conseguir realizar a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro. Ele também não pôde presidir a missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.

Histórico de problemas respiratórios

Papa Francisco já havia mencionado estar com um “forte resfriado” no início do mês, que posteriormente foi descrito como bronquite pelo Vaticano. Desde então, ele tem enfrentado dificuldades respiratórias, chegando a delegar a leitura de discursos a assessores em diversas ocasiões.

O Papa tem um histórico de complicações pulmonares. Aos 21 anos, perdeu parte do pulmão direito devido a uma pneumonia grave e o desenvolvimento de três cistos pulmonares, o que impacta sua capacidade respiratória.