SANTO PADRE A SALVO

Papa Francisco tem alta e vai repousar em casa após 40 dias internado

O pontífice vai continuar se recuperando em casa por pelo menos dois meses

papa-francisco-internado-agenda
Foto: Reprodução/Vatican News

Depois de quase 40 dias internado com graves quadros de bronquite, insuficiência respiratória e infecção polimicrobiana, Papa Francisco tem alta e agora vai se recuperar em casa, no Vaticano.

O pontífice fez sua primeira aparição pública na manhã deste domingo (23) desde que foi internado no dia 14 de fevereiro no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

Antes de deixar as dependências do hospital, o papa cumprimentou os fiéis presentes e agradeceu a todos. Veja abaixo a primeira aparição pública do Papa Francisco logo que recebeu alta:

LEIA TAMBÉM

Papa Francisco tem alta, mas ainda não está 100%

O Dr. Sergio Alfieri, diretor médico do hospital onde o papa ficou internado, explica que ainda vai ser preciso mais ou menos dois meses para uma recuperação de fato. É que “algumas bactérias ainda estão presentes [em seu organismo], alguns vírus cuja carga viral foi reduzida”, segundo o médico. 

O processo de recuperação envolve muito repouso, então o papa vai precisar evitar esforços físicos e também contato com muitas pessoas ao mesmo tempo. 

Ainda não há previsão de quando o papa poderá retomar suas atividades plenamente — tudo vai depender da evolução de sua melhora. Isso significa que também ainda não se sabe se o Papa Francisco vai comandar as tradicionais celebrações da Páscoa, segundo porta-voz do próprio Vaticano.