Luto!

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após luta contra o câncer

Ela lutava contra a doença desde janeiro de 2023.

preta-gil-morreu
Reprodução/Instagram

A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após enfrentar complicações causadas por um câncer no intestino. Ela lutava contra a doença desde janeiro de 2023, após anunciar publicamente o diagnóstico.

Filha de Gilberto Gil, e Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Ela foi uma voz marcante na luta contra o racismo, a gordofobia e a homofobia, e usava de sua visibilidade para combater o preconceito.

Preta Gil morre aos 50 anos

Antes de investir na carreira musical, trabalhou como produtora, publicitária e empreendedora. Começou no Carnaval de Salvador, aos 16 anos, e chegou a estagiar na agência DM9. Preta também foi sócia da Dueto produções e fundadora da Mynd, voltada ao marketing de influenciadores.

Apesar de ser cercada pela música desde a infância, Preta Gil iniciou sua carreira musical somente aos 28 anos, incentivada por Ivete Sangalo e Ana Carolina. O disco “Prêt-à-Porter” (2003) marcou sua estreia e já causou repercussão pela capa ousada, onde posava nua.

O trabalho incluiu o sucesso “Sinais de Fogo”, e deu início a uma carreira musical que rompia padrões e enfrentava preconceitos, principalmente ligados à estética, racismo, gordofobia e homofobia.

LEIA TAMBÉM

Além da música, Preta Gil também atuou em novelas e programas de TV. Incentivada por Marlene Mattos, participou de produções como “Agora É Que São Elas”, “Ti-Ti-Ti”, “Caminhos do Coração” e “Os Mutantes”.

Preta Gil descobriu câncer de intestino

O câncer foi descoberto após sintomas intestinais persistentes. Em entrevistas, Preta alertou sobre a importância de prestar atenção a sinais do corpo, como fezes com sangue ou alterações no formato.

Durante o tratamento, passou por sessões de quimioterapia, radioterapia, cirurgias e enfrentou uma infecção generalizada (sepse) que a levou à UTI.

Preta Gil morreu após enfrentar complicações do câncer

Em dezembro de 2023, Preta Gil anunciou a remissão da doença, após cirurgia de reconstrução intestinal. Porém, em agosto de 2024, novos tumores foram detectados no peritônio, linfonodos e ureter, indicando metástase.

“Eu tive um câncer no intestino que tratei, me curei dele. […] Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou”, explicou em relato.

Durante toda a jornada, Preta Gil usou sua visibilidade para conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Sua luta foi marcada por resiliência, transparência e coragem, sempre motivando o público a cuidar da própria saúde. A artista deixa o filho Francisco Gil, o Fran, que integra o grupo Gilsons ao lado de José e João Gil.

Para mais notícias sobre os famosos, acesse o Massa.com.br.