Fofocas

Primeiro filme em Dolby Atmos do Brasil é destaque da Expocine 2022

Coracao-de-Neon-Dolby-Atmos-4-scaled-e1663621551757
Foto: Divulgação

O que é melhor? Apenas “estar” numa sala de cinema ou sentir-se dentro do filme, lado a lado com os personagens, vivenciando a ação? Isso é o que faz a tecnologia de som imersivo 9.1 em Dolby Atmos. E o primeiro filme brasileiro a possuir esta tecnologia é a produção curitibana Coração de Neon. Por essa inovação, o filme é um dos destaques da Expocine 2022, o maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica e que ocorre entre os dias 20 e 23 de setembro em São Paulo.

Lucas Estevan Soares, diretor do IHC (produtora do Coração de Neon), estará no painel da Dolby na Expocine, ao lado do gerente de vendas da Dolby para a América Latina, Luciano Taffetani, falando sobre a experiência de finalizar um longa-metragem com a tecnologia. O painel será no dia 21 de setembro, na sala Cinionic do Cine Marquise.

Pioneirismo e inovação

Apesar do Brasil já possuir cerca de 40 salas com a tecnologia Atmos, apenas filmes estrangeiros exibidos nelas possuíam a tecnologia embarcada. Coração de Neon é o primeiro do cinema nacional a possuir a inovação.

Soares explica que a tecnologia chegou até o IHC pelas mãos do mestre em áudio Gustavo Andriewiski, que além de assinar a direção de som de Coração de Neon, também é diretor do Estúdio Delarte, no Rio de Janeiro, um dos únicos estúdios nacionais habilitados e com as ferramentas necessárias para realizar a finalização na tecnologia.

Sobre o Coração de Neon

“Coração de Neon” conta a história de Fernando, um jovem performer que ao lado de seu pai dirige um carro de mensagens, o Boquelove (referência ao nome do bairro, em Curitiba, onde o filme foi gravado, o Boqueirão). Eles sonham em levar o serviço para os Estados Unidos, mas uma das mensagens que vão entregar, que seria de amor, acaba em tragédia depois de uma apresentação malsucedida. A vida de Fernando muda por completo e ele acaba embarcando em uma jornada alucinante em nome do amor.

“Coração de Neon” é uma produção curitibana e independente, realizada totalmente com capital próprio, sem financiamentos externos. O longa-metragem foi premiado em festivais de cinema nacionais e internacionais e exibido em festivais no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia. Também ganhou destaque no Festival de Cannes, na França, sendo aclamado como o “novo cinema popular brasileiro”.