Fofocas
Verão: Produtos naturais podem ajudar a combater o ressecamento da pele
A estação mais quente do ano exige cuidados redobrados com a pele, que fica mais sensível e ressecada durante o verão. Entre os motivos para isso acontecer está a exposição a radiação solar, que é mais intensa nesse período, os efeitos da transpiração aumentada e maior contato com cloro das piscinas e sal da água do mar. Além do filtro solar e da ingestão constante de água, que são indispensáveis nessa estação, é possível utilizar produtos que auxiliam na hidratação do corpo e na elasticidade e evitam a perda excessiva de água pela transpiração, mantendo a pele bonita e saudável.
Ainda, apesar de ser extenso o número de produtos no mercado, ao se tratar da saúde da pele, é importante se atentar quanto à composição dos cosméticos que serão utilizados. “Nesse caso, é mais recomendado o uso de produtos com componentes naturais, pois quando são aplicados na pele garantem mais benefícios para o corpo de forma saudável, sem agredir o meio ambiente. O uso de produtos com aditivos químicos no verão pode fazer com que se corra o risco de ter a pele ainda mais prejudicada, o que pode aumentar o ressecamento”, explica Carla Dantas, especialista da Phytoterápica.
Uma pesquisa de mercado da Nilsen apontou que a ascensão dos produtos naturais no Brasil é acompanhada pela mudança nos hábitos do consumidor. A sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar. Em comparação com os não sustentáveis, itens cruelty free (produzidos sem testes em animais) têm crescimento 61% maior. Já aqueles com ingredientes naturais apresentam um ritmo de crescimento de 124%.
“Vale salientar que cosméticos naturais são diferentes de veganos, enquanto os primeiros são livres de aditivos químicos como petroquímicos, parabenos, sulfatos e essências sintéticas, os últimos não apresentam testes e componentes de origem animal”, conta. Hoje em dia é possível encontrar produtos para a pele que atendem as duas especificações, como cremes hidratantes, manteigas e sabonetes, aproveitando com consciência os benefícios de ingredientes vegetais e óleos essenciais típicos do Brasil.