Festa da Comunidade

Meu Bairro é Massa chega ao Portão nesta sexta-feira

O Projeto Meu Bairro é Massa chega a mais uma edição. Desta vez, a festa será na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão. Confira todas as atrações.

meu-bairro-e-massa-chega-portao-sexta-feira
Foto: Luiz Costa/SMCS

O projeto Meu Bairro é Massa chega a mais uma edição nesta sexta-feira (26), com atrações ao vivo, sorteios e a participação do público. Desta vez, a festa vai ser transmitida pelo Tribuna da Massa, direto da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão. O programa vai ser apresentado pelo Douglas Bandeira.

Quem passar participar da festa poderá tirar fotos com a capivara Magali, mascote da Rede Massa, e com o simpático Amarelinho da Massa. As equipes da Rede Massa e da Massa FM estarão na Rua da Cidadania a partir das 11h45 animando toda a comunidade.

Se você mora na região, vá até a Rua da Cidadania e participe!

A Regional Portão é formada por uma parte do bairro Campo Comprido e outros oito bairros: Portão, Água Verde, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.

Conheça a origem e as curiosidades de cada bairro da Regional Portão

A história dos bairros da Regional Portão Curitiba está profundamente ligada à colonização e ao desenvolvimento da capital paranaense.

Água Verde: Antigamente uma área de fazendas e chácaras, o bairro recebeu esse nome devido a um rio com coloração esverdeada. No final do século 19, a região abrigava a Colônia Dantas, formada por colonos italianos que se dedicavam à lavoura e à produção de leite. Com o tempo, as chácaras deram lugar aos edifícios, a região se modernizou e, hoje, tem uma das maiores densidades demográficas da cidade.

Campo Comprido: Com referências que datam de 1660, o bairro teve sua ocupação expressiva a partir de 1875, com a chegada de núcleos coloniais poloneses e, posteriormente, italianos. Em 1892, a região deu origem ao Distrito Municipal de Nova Polônia. Os moradores dedicavam-se principalmente à lavoura e ao comércio de pequena escala.

Fazendinha: A região tem referências desde o século XVII e foi uma trilha importante para tropeiros, conhecida como “Atalho da Fazendinha”. A história do bairro está ligada à família Klemtz, que em 1887 adquiriu terras e investiu no ramo de olaria, com a fundação da Olaria Esperança. Os antigos sítios deram lugar aos primeiros loteamentos por volta de 1950.

Guaíra: Fundado como comunidade em 1927 pelo casal Francisco e Bárbara Prochaska, o bairro é conhecido pela Paróquia de São Cristóvão. Uma característica única é o nome de suas ruas, que homenageiam estados brasileiros. Embora oficialmente tenha perdido a palavra “Vila” do nome em 1975, a denominação “Vila Guaíra” ainda é usada por muitos moradores.

Parolin: A área pertencia à família Parolin, imigrantes italianos que cederam o nome ao bairro. O processo de loteamento das grandes propriedades começou na década de 1910, atraindo empreendimentos como madeireiras e olarias. A extensão da Avenida Marechal Floriano Peixoto contribuiu para o desenvolvimento comercial da região.

Portão: O nome do bairro tem origem em um antigo posto fiscal, onde era cobrada uma taxa pela passagem de animais e mercadorias. A chegada da ferrovia Curitiba-Ponta Grossa em 1894 transformou a região em um importante centro comercial e industrial, especialmente pela fabricação de barricas.

Santa Quitéria: O nome do bairro se deve à primeira capelinha construída em 1950, que recebeu a imagem de Santa Quitéria, doada por uma moradora. Também conhecido como “Carmela Dutra”, o bairro era uma extensa lavoura. O desenvolvimento se intensificou na década de 1950 com a construção de conjuntos habitacionais e a forte união comunitária.

Seminário: A origem do nome está ligada à inauguração de um Seminário em 1901 pelos Irmãos Lazaristas. A área era atravessada pela antiga Estrada do Mato Grosso, que atraía comércio e chácaras para suas imediações. O Seminário foi oficializado como bairro em 1947, e a igreja Nossa Senhora Aparecida, inaugurada em 1942, deu nome à principal avenida da região.

Vila Izabel: A origem do bairro está relacionada a Raimundo Vasconcelos, que em 1890 construiu uma leiteria chamada “Vacaria Vila Isabel” em homenagem à sua mãe. A grafia predominante do nome adotou a forma arcaica de Isabel de Aragão, rainha de Portugal. A região, que era uma extensa mata, se transformou em lavoura e ponto de pouso para tropeiros, impulsionando o desenvolvimento urbano.

Projeto Meu Bairro é Massa celebra a identidade de cada bairro

Meu Bairro é Massa é uma iniciativa da Rede Massa e Massa FM, em parceria com a Prefeitura de Curitiba.

O projeto tem o objetivo de promover eventos e atividades em diferentes bairros de Curitiba, para aproximar a comunidade, celebrar a identidade de cada bairro e resgatar o orgulho dos moradores da região. 

Além das atividades exclusivas do Meu Bairro é Massa, nesta sexta-feira, a Rua da Cidadania Fazendinha / Portão vai mantém os serviços à população. No passado, a regional prestou 31 mil atendimentos na Administração Regional. Confira aqui todos os serviços disponíveis à população.