Tribuna da Massa especial de Outubro Rosa
Tribuna da Massa faz ativações especiais de Outubro Rosa na Rua da Cidadania do Pinheirinho
TRIBUNA DA MASSA AO VIVO!
Com muita festa, Pinheirinho será o palco do Tribuna da Massa desta sexta-feira e a comunidade está convidada para participar!
Sexta-feira (10) é dia de Meu Bairro É Massa na Regional Pinhieirinho! O projeto chega a mais uma edição com atrações ao vivo, sorteios e participação do público.
Desta vez, a festa vai ser transmitida ao vivo pelo Tribuna da Massa, direto da Rua da Cidadania Pinheirinho. O programa será apresentado por Lucas Rocha direto do evento, na companhia do repórter Bruno Previdi. Dos estúdios, Douglas Bandeira comanda as principais notícias do dia. Quem também vai agitar o público é o apresentador Ender Love e a equipe do Salada Mista.
Quem for até o local vai poder tirar fotos com a capivara Magali, mascote da Rede Massa, conhecer os carros incríveis da Massa FM e participar das promoções com sorteios de brindes para o público.
E a ação desta sexta é ainda mais especial por conta do Outubro Rosa Lojas Colombo. Enfermeiras do grupo Anjos da Guarda farão testes de saúde e glicemia no público, além de darem orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Se você mora na região, vá até a Rua da Cidadania e participe!
A Regional Pinheirinho de Curitiba fica na região centro-sul da capital paranaense, fazendo divisa com as regionais Portão, Boqueirão, Bairro Novo, Tatuquara e CIC.
LEIA TAMBÉM
Com 2.471 hectares, a área corresponde a 5,68% do território de Curitiba, sendo a menor regional da cidade em extensão territorial.
Segundo o Censo 2022 do IBGE e o IPPUC, vivem na região 153.098 habitantes distribuídos em cinco bairros: Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.
Entre os cinco bairros, o Pinheirinho é o de maior extensão territorial, com 1.051 hectares, o que representa 43% da área total da regional.
Sua história remonta ao século XIX, quando era rota de tropeiros e local de pouso de viajantes. O nome surgiu da antiga Fazenda Pinheirinho, batizada pela abundância de pinheiros que marcavam as divisas dos terrenos.
Na década de 1950, o desenvolvimento se acelerou com a abertura da BR-116, substituindo antigas estradas de carroções e impulsionando o crescimento urbano.
O bairro Capão Raso tem origem no século XIX, quando era conhecido como Campos de Capão Raso, em referência à vegetação local.
A chegada de imigrantes italianos na década de 1880 impulsionou o desenvolvimento, especialmente com a família Gasparin, que ajudou a construir estradas da região.
A partir da década de 1950, as grandes fazendas começaram a ser loteadas, e a Avenida República Argentina tornou-se um dos principais eixos viários do bairro. O antigo caminho dos tropeiros evoluiu para a atual Avenida Winston Churchill, um dos marcos da região.
O bairro Fanny leva o nome de Fanny Hauer, nora de Robert Hauer, antigo proprietário das terras locais.
Na década de 1940, a área era pouco habitada e sofria com terrenos alagadiços, mas se transformou ao longo dos anos, especialmente após as melhorias de infraestrutura.
Hoje, Fanny é um bairro industrial e residencial, com crescente valorização imobiliária. O Eixo de Animação da Avenida Wenceslau Braz, criado em 1981, tornou-se símbolo de lazer e revitalização da região.
O bairro Lindóia surgiu em terras pertencentes a Robert Hauer. O loteamento teve início em 1948, e a chegada das primeiras famílias impulsionou a formação de comunidades ativas.
Um dos marcos do bairro é a Paróquia Menino Jesus de Praga, fundada em 1977 pelos padres salesianos.
Lindóia abriga também escolas tradicionais e importantes vias de ligação, como a Avenida Santa Bernadethe, que conecta a região à Linha Verde, principal avenida de Curitiba.
O bairro Novo Mundo tem origem no início do século XX com o imigrante Alberto Stenzowski, que abriu um armazém chamado “Novo Mundo”, ponto de encontro de colonos e tropeiros.
A concorrência com o vizinho “Velho Mundo” gerou um ciclo de prosperidade e consolidou o bairro como polo comercial e residencial.
O atual Largo Novo Mundo abriga parte da história da região, que cresceu impulsionada pelo comércio e pelo trabalho das famílias pioneiras, como Kowalski, Dudeck, Krachinski e Klemtz.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Outubro Rosa 2025 em Foz do Iguaçu
Outubro Rosa 2025 em Maringá
Outubro Rosa em Londrina
SAÚDE DA MULHER!