
Semana da Cultura Evangélica
Festa no Bairro Novo!
A Rede Massa e a Massa FM levam o projeto Meu Bairro é Massa para a Regional Bairro Novo, com programação especial e celebração.
O sucesso do projeto Meu Bairro é Massa continua. Nesta sexta-feira (12) será a vez da Regional Bairro Novo receber a visita das equipes da Rede Massa e da Massa FM para mais um dia de festa e celebração com a comunidade.
A programação especial será transmitida ao vivo pelo Tribuna da Massa, com apresentação de Lucas Rocha, direto da Rua da Cidadania Bairro Novo. Além do programa ao vivo, a população vai poder participar de brincadeiras, tirar fotos com a capivara Magali e com o Amarelinho da Massa, e ainda concorrer a diversos brindes. A festa começa a partir das 11h45.
A história da Regional Bairro Novo se entrelaça com o desenvolvimento de Curitiba. A regional abrange três bairros: Umbará, Ganchinho e Sítio Cercado.
O Ganchinho, por exemplo, teve sua origem por volta do século XVIII, com a passagem dos tropeiros pela região. O nome vem de “Ganchinho de Arame” e faz referência a um trecho do Ribeirão dos Padilhas, que tinha um formato semelhante aos ganchos usados pelos viajantes para pendurar os arreios.
O nome Sítio Cercado, por sua vez, está ligado à geografia. A denominação surgiu de uma vasta área de terra no sul da cidade, adquirida por Laurindo Ferreira de Andrade. A propriedade, que também servia de pouso para os tropeiros, era cercada por rios e córregos, como o Arroio Boa Vista e o Ribeirão dos Padilhas.
Nas décadas de 1940 e 1960, as terras foram divididas e vendidas em pequenos lotes. Mais tarde, a região recebeu conjuntos habitacionais como Parigot de Souza e, em 1992, o loteamento Bairro Novo.
O Umbará, o segundo maior bairro de Curitiba, também tem sua história conectada aos tropeiros. Seus primeiros moradores o chamavam de “um barral”, em alusão ao solo argiloso que se tornava barrento em épocas de chuva. A região, coberta por mata de várzea, abrigava famílias que viviam de lavoura, criação de animais e extração de erva-mate.
Na década de 1880, imigrantes italianos e poloneses compraram terras, trazendo novas atividades econômicas como a produção de vinho e a fabricação de barricas para erva-mate.
Com o declínio da erva-mate, surgiu a primeira olaria em 1938. Gradualmente, a nova atividade foi substituindo a produção de barricas pela fabricação de tijolos e telhas, o que transformou o bairro em um importante centro oleiro.
A partir de 1989, o bairro passou por uma grande transformação com o “Projeto Bairro Novo”, um dos maiores projetos habitacionais da capital paranaense. A iniciativa, que ocupou uma área de 4 milhões de metros quadrados, resultou na criação de cerca de 10 mil lotes.
O Meu Bairro é Massa é uma iniciativa da Rede Massa e Massa FM, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, que tem o objetivo de promover eventos e atividades em diferentes bairros de Curitiba e região.
O objetivo é aproximar a comunidade, celebrar a identidade de cada bairro e resgatar o orgulho dos moradores da região. Com o Meu Bairro é Massa, a cada 15 dias, um bairro da capital vai a brilhar na tela da Rede Massa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Semana da Cultura Evangélica
Primavera da Massa
Festival da Primavera em Castro - de 12 a 14 de setembro
Grupo Massa na Feira do Sebrae