Informações e detalhes

Dia dos pais: você sabe porque a data é comemorada em agosto?

Escolha da data envolve motivos religiosos e estratégias comerciais e publicitárias.

dia-dos-pais-curiosidades-sobre-data
Foto: Ilustrativa/Freepik

O Dia dos Pais está chegando, sempre comemorado, aqui no Brasil, no segundo domingo de agosto. A data celebra a importância da presença paterna na vida dos filhos, com carinho, homenagens e presentes.

A comemoração acontece em quase todos os países do mundo, porém é celebrada em dias diferentes. A escolha das datas varia conforme motivos religiosos e estratégias comerciais.

Quando é o dia dos pais no Brasil?

Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, dia 10 de agosto. A data não é fixa, mas nem sempre foi assim.

Quando a data começou a ser comemorada, o Dia dos Pais era celebrado sempre no dia 16 de agosto. Em 1953, o publicitário Sylvio Bhering definiu que a data seria comemorada no mesmo dia dedicado a São Joaquim, que de acordo com a Bíblia, é pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

LEIA TAMBÉM

Mas em 1969, a Igreja Católica decidiu alterar a data dedicada ao santo, que passou a ser comemorada juntamente com o dia de Sant’Ana, no dia 26 de julho, que se tornou o Dia dos Avós. Com a mudança, surgiu a dúvida: manter a data para o Dia dos Pais ou seguir a mudança da Igreja?

Como a data já havia se consolidado em agosto, os comerciantes optaram por manter a comemoração na mesma época, mas sem um dia fixo.

Decidiu-se então por uma data móvel, que se aproximasse de 16 de agosto, dia em que a comemoração já havia se consolidado. A escolha foi o segundo domingo de agosto, data celebrada até hoje.

Dia dos Pais tem diferentes origens na história e no Mundo

Não há consenso sobre a origem da celebração, mas existem diversos registros históricos de homenagens aos pais.

O primeiro deles teria ocorrido há 4 mil anos, na Babilônia, quando o jovem Elmesu esculpiu uma mensagem em argila para seu pai.

Nos Estados Unidos, a data tem duas histórias diferentes, mas ambas surgiram após tragédias:

  1. 1862 – Sonora Luise Smart propôs a homenagem ao pai William Jackson, que criou os filhos sozinho e morreu na Guerra Civil.
  2. 1908 – Um acidente em uma mina matou 300 homens, e Grace Golden Clayton, filha de um pastor, organizou uma homenagem coletiva no 5 de julho aos pais que foram vítimas da tragédia.

Mais tarde, em 1910, a celebração do Dia dos Pais foi transferida para 19 de junho, aniversário de William Jackson. A data ganhou força e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson reconheceu o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos EUA.

Em 1972, o presidente Richard Nixon oficializou a data, que hoje é seguida por mais de 70 países.

Quando é o dia dos pais em outros países?

Vários países têm datas diferentes para celebrar:

  • Suécia, Finlândia e Estônia: segundo domingo de novembro.
  • Portugal, Angola, Bolívia e Itália: 19 de março, dia de São José, pai adotivo de Jesus.
  • Rússia: 23 de fevereiro.
  • Grécia e Noruega: 21 de junho.
  • Austrália e Nova Zelândia: primeiro domingo de setembro.

Independentemente data, o mais importante é celebrar o Dia dos Pais com amor e gratidão, seja com seu pai biológico, pai adotivo ou aquela figura paterna que representa força e inspiração na sua vida.

Está procurando apenas notícias boas? Acesse o portal Massa.com.br e fique por dentro de tudo que acontece.