INSPIRAÇÃO

Atleta de 79 anos completa meia maratona e inspira novas gerações

Morador de Foz do Iguaçu corre meia maratona aos 79 anos e inspira idosos a se manterem ativos.

idoso-correndo-maratona
Imagens cedidas ao Massa.com.br/Reprodução Juscilene Moreira

O domingo (28) foi de superação no Fast Run Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Entre os atletas que encararam os desafios da prova, um participante chamou a atenção: Pedro Telles de Almeida, de 79 anos, completou os 21 quilômetros da meia maratona com disposição de sobra.

Perto da linha de chegada, prestes a completar os 21 quilômetros, Pedro foi acompanhado por Juscilene Moreira, de 37 anos, também participante da corrida, que se sentiu inspirada ao vê-lo finalizar a meia maratona. O vídeo dos dois cruzando a linha de chegada viralizou nas redes sociais.

“Para mim é muito inspirador e um grande privilégio ver uma pessoa dessa idade correndo. Eu gosto de ir ao encontro da última pessoa na corrida e faço isso sempre que posso. Poder correr aos 79 anos é um grande privilégio, merece ser aplaudido”, conta Juscilene.

idoso-corre-maratona
Foto cedida ao Massa.com.br

Idoso já completou maratona de 42 quilômetros

Morador de Foz do Iguaçu e natural de Medianeira, Pedro começou a correr em 2019. Desde que entrou na rotina esportiva, não parou mais: “Completar 21 quilômetros chega a ser normal para mim. Em média, faço duas caminhadas de 30 quilômetros por semana”, conta Pedro.

Já é a terceira vez que Pedro participa de provas oficiais em Foz do Iguaçu. Em 2023, ele já havia feito uma meia maratona (21 quilômetros). Em setembro de 2024, encarou os 42 quilômetros da maratona completa. Agora, em 2025, voltou a repetir o desafio dos 21 quilômetros, provando que a idade não é barreira para quem tem disciplina e paixão pelo esporte.

Vídeo: Juscilene Moreira

O atleta de quase 80 anos garante que a corrida e as longas caminhadas são fundamentais para manter sua saúde e qualidade de vida. “O segredo para continuar é teimar a caminhar. Não pode parar. O meu objetivo é continuar, porque faz muito bem para a minha saúde. Sempre vou participar das corridas. Eu acredito que, para mim, uma caminhada boa é melhor que remédio”, diz.

Atividade física como pilar do envelhecimento saudável

Exemplo de vitalidade, Pedro inspira corredores de todas as idades nas ruas de Foz do Iguaçu. Para ele, o importante não é a velocidade, mas a persistência e o prazer de se manter ativo. O geriatra Clovis Cechinel, do Hospital São Marcelino Champagnat, reforça que os exercícios físicos tem diversos benefícios para os idosos.

LEIA TAMBÉM

“Quando a gente fala de exercícios físicos para o idoso, tem uma série de benefícios: vão desde a melhora da saúde cardiovascular, redução da pressão arterial, melhora dos níveis de colesterol, da capacidade pulmonar, aumento da massa muscular e saúde óssea”, diz o geriatra.

O exercício, conforme o geriatra, aumenta a flexibilidade, equilíbrio, coordenação e pode ser uma das ações utilizadas para a prevenção de queda. Também ajuda no controle de peso, tem benefícios cognitivos e melhora a saúde mental e bem-estar.

O geriatra destaca que é importante que os idosos se atentem a hidratação e a nutrição adequada durante os exercícios físocos. “É inspirador que um idoso de 79 anos tenha conseguido concluir uma meia maratona, porque acaba direcionando o potencial de efetivamente ter uma longevidade ativa e bem sucedida […] A atividade física é um pilar para o envelhecimento saudável, principalmente para os idosos”, finaliza.

Para mais informações da categoria notícia boa, acesse o Massa.com.br.