revitalizado
Casa em que Jaime Lerner viveu vira restaurante; conheça
inédito
Casarão histórico ganha réplica da famosa ‘Casa Azul’ da artista.
A capital paranaense está prestes a se tornar um centro de referência mundial para os admiradores de uma das artistas mais icônicas da história, com um museu dedicado a artista Frida Kahlo em Curitiba.
O Museu Frida Kahlo de Curitiba, projeto idealizado pela artista plástica e psicanalista Vera Itajaí, está sendo estruturado para abrigar o maior acervo dedicado à pintora mexicana no Brasil e um dos mais expressivos da América Latina.
LEIA TAMBÉM
A coleção, que começou a ser formada em 2019, já conta com aproximadamente 340 obras. O acervo é composto por pinturas, gravuras, esculturas e peças autorais de artistas brasileiros que se inspiram na estética e na trajetória de superação de Frida.
Entre os destaques estão mais de 110 gravuras de artistas paulistas e uma vasta série de telas em tinta acrílica que exploram o universo simbólico da pintora.
O projeto arquitetônico e cultural prevê a ocupação de um casarão histórico em Curitiba, que passará por restauração para receber o museu.
O Museu Frida Kahlo de Curitiba inclui uma experiência imersiva inédita com a reprodução cenográfica de ambientes da famosa “Casa Azul” do México, como o quarto onde Frida pintava e seu icônico guarda-roupa repleto de vestimentas tradicionais tehuanas.
Além das exposições permanentes, o espaço funcionará como um centro cultural dinâmico, oferecendo cursos, visitas educativas e ações sociais.
A iniciativa já conta com tratativas junto à Prefeitura de Curitiba e ao Governo do Estado para a definição do imóvel tombado que servirá de sede definitiva, visando integrar o museu ao roteiro turístico e histórico da cidade.
Para mais informações da categoria notícia boa, acesse o Massa.com.br
CONTEÚDOS RELACIONADOS