Shows!
Expoingá 2025: confira programação completa do evento
Sustentabilidade no agro
Evento reforça iniciativas do Paraná para unir produção agropecuária e preservação ambiental, com foco na recuperação do solo e inovação.
A Expoingá 2025 reforça o compromisso do Paraná com um modelo agropecuário sustentável, integrando produção e preservação do meio ambiente.
O evento acontece em Maringá, no Noroeste do Estado, e reúne ações públicas e privadas que impulsionam a produtividade no campo com responsabilidade ambiental.
Durante a abertura da feira, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou que o Paraná é referência em crescimento com sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM
“Tem um caminho em que é possível crescer, se desenvolver, gerar emprego e renda, melhorar a vida das pessoas e cuidar do meio ambiente. O Paraná reflete esse momento extraordinário na Expoingá”, afirmou.
Segundo Nunes, o Estado se tornou líder nacional em sustentabilidade, segundo o índice de competitividade entre os estados brasileiros, com destaque para práticas que aliam produção agropecuária e conservação de recursos naturais.
Um dos pontos altos do evento é o projeto Integra PR, lançado na Expoingá. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Rede ILPF, que busca disseminar o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Paraná.
Esse modelo promove o uso eficiente da terra em propriedades de todos os portes e a proteção do solo e recuperação de áreas degradadas. Além disso, o projeto também busca a redução de custos e aumento da produtividade com estudos para adaptação às mudanças climáticas.
Além do projeto Integra PR, o governo estadual anunciou um novo programa que prevê recursos para municípios investirem em equipamentos de preservação ambiental. O objetivo é combater a erosão e recuperar a fertilidade do solo. O objetivo também é garantir o uso racional da água e fortalecer a patrulha ambiental.
A Sociedade Rural de Maringá (SRM), responsável pela organização do evento, celebra o crescimento da feira. Segundo a presidente Maria Iraclezia de Araújo, o número de expositores aumentou 30% em relação a 2024.
“Com o apoio do Governo do Estado, vamos realizar a maior feira de pecuária do Paraná neste ano”, declarou.
A Fazendinha é outro destaque da Expoingá 2025. O espaço do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) ocupa 9 mil m² com unidades didáticas voltadas à difusão de tecnologias sustentáveis.
A iniciativa é uma parceria entre instituições como o IDR-Paraná, UEM, Prefeitura de Maringá e outras entidades. O local ainda oferece palestras e oficinas, com programação disponível no site do IDR-Paraná.
A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná 2025 também está em andamento. Os produtores rurais presentes na Expoingá podem fazer o procedimento diretamente no estande da Adapar até 30 de junho.
A atualização é obrigatória para quem possui animais de produção, sob pena de restrição para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).
A ação também pode ser realizada:
NESTE SÁBADO, ÀS 8H30!
DOMINGO, ÀS 7H30!
SÁBADO, ÀS 8H30!
DESTAQUE NACIONAL!