SITUAÇÃO CRÍTICA
Litoral do Paraná segue em alerta laranja para acumulado de chuva
TODAS SÃS E SALVAS
Falta de sinal de telefone e internet impediu o rápido resgate. Os estudantes passaram a noite ali até a manhã deste sábado
As fortes chuvas que caíram no Litoral paranaense deixaram 13 crianças ilhadas dentro de ônibus. O incidente aconteceu devido ao alagamento no bairro Cubatão, em Guaratuba. Eles passaram a noite protegidos ali, aguardando resgate, mas por falta de sinal de telefonia e de internet, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná só foi acionado no início da manhã deste sábado.
As crianças estudavam no turno da noite e tentavam voltar para casa na sexta-feira (7), quando seu micro-ônibus se viu rapidamente rodeado por água, sendo impedido de seguir viagem.
LEIA TAMBÉM
Segundo os Bombeiros, o veículo estava em um local seco, mas não pôde avançar a partir daquele ponto porque o volume de água ao redor começou a subir.
Algumas das crianças foram resgatadas pelos seus próprios pais, que se aventuraram na enchente. As demais permaneceram no interior do ônibus sob cuidados do motorista.
Uma aeronave chegou a sobrevoar a região logo cedo pela manhã, mas não conseguiu localizar o local onde o ônibus estaria ilhado. Os Bombeiros então enviaram uma embarcação àquele destino para tentar o resgate, mas não foi preciso que os agentes interviessem.
É que todas as crianças já estavam a salvo e já não havia mais nenhuma pessoa ilhada naquela região.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o litoral paranaense registrou um acumulado de 150 milímetros de chuva nas últimas 48 horas.
Além das crianças ilhadas dentro de ônibus em Guaratuba, a região de Morretes teve a chuva mais forte dos últimos 14 anos.
As tempestades deixaram pelo menos 59 pessoas desalojadas e 13 desabrigadas, todos destinados a um alojamento temporário enquanto aguardam o retorno às suas casas — isto é, nos casos em que ainda há para onde retornar.
Nas redes sociais, circulam vídeos mostrando estragos decorrentes de deslizamentos de terra nas rodovias que levam ao Litoral paranaense. Estradas seguem bloqueadas parcial ou totalmente, como em trechos da BR-277, da PR-508 (Alexandra-Matinhos) e PR-407, que leva ao Pontal do Paraná.
FAMÍLIA PEDE AJUDA
MISTÉRIO
FIDELIDADE
RESGATE