Segurança

Anglo Pacific assina acordo de US$205 mi por cobalto de Voisey’s Bay

Mapa com ativos da Vale fotografado durante conferência em Toronto, Canadá
Mapa com ativos da Vale fotografado durante conferência em Toronto, Canadá

JOANESBURGO (Reuters) – A Anglo Pacific fechou acordo para a compra de uma fatia da produção de cobalto da mina de Voisey’s Bay, da Vale, no Canadá, o que expõe a empresa pela primeira vez ao metal, fundamental para o setor de baterias, informou a companhia nesta quarta-feira.

O negócio é o maior já realizado pela Anglo Pacific e marca o início de uma mudança da empresa rumo aos metais de baterias, afastando-se do carvão e minério de ferro, disse o presidente-executivo Julian Treger.

A Anglo Pacific comprará uma holding que detém 70% de participação em 32,6% da produção de cobalto da mina por 205 milhões de dólares e uma retribuição contingente de até 27 milhões de dólares. Os vendedores são do segmento de private equity.

A companhia não revelou os nomes dos vendedores. Anteriormente, a participação de 32,6% pertencia à canadense Cobalt 27, que foi adquirida pela Pala Investments em 2019.

“Nós, definitivamente, vemos isso como o primeiro passo significativo na reformulação completa das características da Anglo Pacific”, afirmou Treger.

A transação levará a exposição da empresa ao cobalto para perto a 50%, ao mesmo tempo em que reduz a exposição ao carvão metalúrgico e ao minério de ferro para cerca de 20%, versus 50% anteriormente, acrescentou o executivo.

O ativo de Voisey’s Bay, em Labrador, produz concentrado de níquel-cobalto-cobre e concentrado de cobre. A Vale interrompeu as operações da mina em meados de março do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19, mas retomou os trabalhos no início de julho.

Caso o acordo seja concluído, a Anglo Pacific efetivamente deterá 22,8% da produção de cobalto da mina.

(Reportagem de Helen Reid)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1N1IM-VIEWIMAGE