Segurança
Audiência entre VCG e Sintropas termina sem acordo


Em Ponta Grossa, seguem as discussões sobre o transporte coletivo. A segunda audiência de conciliação entre representantes do Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos (Sintropas) e da Viação dos Campos Gerais (VCG) terminou mais uma vez sem acordo. A audiência foi realizada de forma remota pela Justiça do Trabalho, no final da tarde desta terça-feira (23).
As tentativas de negociações duraram aproximadamente meia hora, e agora a entidade sindical aguarda manifestação judicial. O presidente do sindicato, Luiz Carlos de Oliveira, diz que o Sintropas pleiteia o pagamento integral dos salários e esclarece que no novo acordo coletivo não foi inserido nenhum artigo permitindo o parcelamento dos pagamentos.
Desde março de 2020, os trabalhadores estão recebendo o salário em duas parcelas. Na ocasião, a categoria havia aprovado o parcelamento, desde que não houvesse demissões. No entanto, a VCG descumpriu o acordo quando demitiu mais de 70 colaboradores em 2020 e não voltou a efetuar o pagamento em parcela única, no quinto dia útil do mês, como deveria ter procedido, segundo o sindicato.
Até o momento, apenas 50% dos salários, referentes ao mês de janeiro, foram pagos. A previsão é de que o restante seja depositado no dia 25 deste mês.
A Viação Campos Gerais informou que não vai se posicionar sobre a audiência porque a negociação com o Sintropas continua em andamento na justiça.
Veja mais detalhes na reportagem do Tribuna da Massa Ponta Grossa desta quarta-feira (24):