Região de Umuarama
Embriagado, homem é preso após ameaçar incendiar família
Recuperacel
Em pouco mais de dois meses, 160 aparelhos foram recuperados e retornarão a seus proprietários.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) promove nesta segunda-feira (5), em Cascavel, a devolução de 160 celulares roubados e furtados.
A ação integra o Projeto Recuperacel, programa que utiliza tecnologia, investigação e inteligência policial para rastrear aparelhos subtraídos e responsabilizar os envolvidos.
A restituição será realizada em um evento às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. O projeto é pioneiro no estado e já demonstra resultados expressivos no combate à receptação e ao comércio irregular de smartphones.
Lançado pela PCPR, o Recuperacel tem como objetivo principal a repressão aos crimes de furto, roubo e receptação de celulares. Para isso, o programa combina ferramentas como:
Segundo o delegado Diego Ribeiro Martins dos Santos, “os esforços incluem busca ativa dos aparelhos em poder de terceiros e reforçam o enfrentamento ao comércio ilegal de celulares”.
LEIA TAMBÉM
Os 160 aparelhos recuperados foram subtraídos entre 2023 e 2024. Em pouco mais de dois meses, a equipe da PCPR localizou os dispositivos graças à integração entre sistemas de rastreamento e ações policiais direcionadas.
A operação contou também com o apoio de autoridades como o delegado Matheus Zanatta, do Piauí, idealizador de um modelo de recuperação de celulares hoje referência nacional — base para o programa paranaense.
A PCPR reforça que o número do IMEI — código único de identificação do celular — foi fundamental para localizar os aparelhos. Para garantir a efetividade das investigações, a polícia orienta:
Tragédia Familiar
tragédia na estrada
Região de Umuarama
Clima extremo