Segurança
Frente fria traz chuva com ventos fortes e muda tempo em Curitiba
O deslocamento de uma frente fria vai manter as instabilidades no Sul do Brasil e deve aumentar o risco de chuva hoje em Curitiba. A capital paranaense está sob risco de temporais nesta terça-feira (5).
De acordo com o Climatempo, desde o período da manhã já deve haver muita nebulosidade e chance de chuva hoje em Curitiba: “Serão temporais com alto volume acumulado, ventania e descargas elétricas”, diz o instituto.
No Litoral do Paraná, na região de Paranaguá, o alerta é de perigo devido às rajadas de vento que podem ultrapassar os 85km/h.
“A chuva ainda intercala aberturas de sol e períodos de melhoria. A tendência é que retorne com força e chance de alguns temporais localizados novamente durante à tarde e começo da noite”,
alerta o Climatempo.
Em solo já saturado, o excesso de chuva pode causar transtornos como pontos de alagamentos e enchentes. O Climatempo reforça que as cidades do Litoral do Paraná devem ficar atentos a possíveis inundações.
Chuva hoje em Curitiba
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Curitiba acumulou 18 mm de chuva nesta segunda-feira (4).
Veja também:
- Ciclone extratropical avança e deixa tempo instável em Curitiba
- Bazar vende itens doados pela Receita Federal no Paraná
O órgão também listou outras quatro cidades da região Leste do Paraná que registraram alto volume de chuvas:
- Guaratuba: 105,00;
- Fazenda Rio Grande: 54,8 mm;
- Paranaguá: 33,6 mm;
- Antonina: 23,4 mm.
Todas as cidades do Paraná estão sob alerta amarelo, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, válido até às 10h desta terça-feira, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Além disso, o estado corre risco de ventos intensos (40-60 km/h). Apesar do alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a chuva deixou estragos na noite desta segunda-feira. Um morador enviou como estava a situação na cidade após o forte temporal que atingiu a região: