Segurança
Chuvas deixam estragos em vários pontos de Curitiba; cinco locais têm risco de desabamento


Fortes chuvas na noite desta quarta-feira (5) provocaram alagamentos e desabamentos em vários bairros de Curitiba. Segundo a prefeitura, a precipitação acumulada nas últimas 24 horas foi de 80,2 mm, número equivalente à metade do previsto para todo o mês de janeiro, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Foram registradas cinco situações de risco de desabamento e desmoronamento nos bairros Cabral, Ahú, Santa Cândida, Batel e Bigorrilho. A prefeitura também entregou cinco lonas para moradores que fizeram a solicitação. Não houve registros de moradores que ficaram desabrigados.
As chuvas também provocaram um acidente de trânsito no bairro Parolin, e 11 semáforos ficaram desligados durante a noite. Ainda houve 21 solicitações para retirada de árvores e galhos grandes caídos.
Vários pontos da cidade ficaram alagados, como a Praça Osório e o bloco estadual da Rodoviária na região Central e a CIC. Equipes da Defesa Civil, da Arborização (Meio Ambiente), da Guarda Municipal, da Superintendência de Trânsito (Setran) e da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) prestaram atendimento às ocorrências.
Quem precisar informar a prefeitura de Curitiba sobre os estragos pode ligar no telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão,ou acessar o serviço pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo (Curitiba 156). O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
Pelo 156, também é possível solicitar retiradas de árvore. Ocorrências de alagamentos podem ser registradas no telefone de emergência 199 da Defesa Civil e solicitação de lonas devem ser feitas pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal). Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).
Confira os pontos da cidade mais afetados com as fortes chuvas:
Estruturas com risco de desabamento e desmoronamento
- R. São Luiz, 304 – Cabral
- R. Vereador Washington Mansur, 671 – Ahú
- R. José Alceu Berger, 79 – Santa Cândida
- R. Gutemberg, 17 – Batel
- R. Euclides Da Cunha, 1.363 – Bigorrilho
Alagamentos mais expressivos
- Região da Praça Osório (Rua Visconde de Nacar e Avenida Vicente Machado)
- Rodoferroviária (ala estadual)
- R. Zaro Ramos Proença, 32 Cidade Industrial
- R. Desembargador Cid Campelo, 58 Cidade Industrial
- R. Rio Negro, 114 Bairro Alto
- R. General Mário Tourinho, 1640 Seminário
- R. Guilherme Ihlenfeldt, 245 Bacacheri
- R. José Dionísio Ribeiro Baptista, 261 Novo Mundo
- R. Fausto Scorsim, 140 Cidade Industrial
- R. Adinar Dos Santos Ribeiro, 100 Fazendinha
- R. José João Ferreira De Lima, 241 Cidade Industrial
Fornecimentos emergenciais de lona
- R. Professor Narciso Mendes, 236 Xaxim
- R. Colômbia, 112 Bacacheri
- R. Edgar Bruno Franke, 60 Boa Vista
- R. Equador, 263 Bacacheri
- R. Praxedes Silva Avelleda, 200 Santa Felicidade
Com informações da Prefeitura de Curitiba