Segurança
Chuvas não dão trégua no Rio Grande do Sul: veja previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O aviso publicado na manhã desta segunda-feira (6) indica grande perigo principalmente para a região sudeste do estado, uma das mais afetadas pelas enchentes.
O alerta vermelho para chuvas intensas é válido até o meio dia de terça-feira (7). Conforme o Inmet, são esperadas tempestades de até 100 milímetros por dia, com ventos que podem atingir até 100 km/h.
Há grande risco de danos em imóveis, corte de energia elétrica, alagamentos, inundações e problemas em rodovias. Os municípios gaúchos que podem ser mais afetados são: Santa Vitória do Palmar; Rio Grande; Pedras Altas, Jaguarão, Herval, Chuí e Arroio Grande.
Chuvas devem continuar no Rio Grande do Sul
A expectativa é que as chuvas fortes continuem atuando no Rio Grande do Sul pelo menos até quarta-feira (8). A previsão é de que a frente fria derrube a temperatura em toda a região, podendo marcar até 10°C – com isso, cresce o risco de hipotermia nas pessoas que ainda não foram resgatadas.
O Inmet orienta que os aparelhos elétricos sejam desligados da tomada para evitar curtos-circuitos. Como há possibilidade de inundações, documentos, objetos de valor e outros papéis importantes devem ser colocados em sacos plásticos para serem preservados.
Com o alto risco de alagamentos, os moradores das áreas afetadas devem procurar abrigos, de preferência nas áreas mais altas das cidades.
Leia também:
- Saiba o que doar para vítimas das chuvas no RS
- Equipe do Paraná faz resgate emocionante de vítimas no RS: vídeo
- SOS RS: Paraná vai enviar alimentos, colchões e copos de água
- Chuvas no Rio Grande do Sul afetam cerca de 850 mil pessoas
- Rio Grande do Sul tem 6 barragens com alerta de risco de ruptura
- Forças do Paraná resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul