Segurança
Com avanço da vacinação, Foz do Iguaçu acelera retomada do turismo
![Com avanço da vacinação, Foz do Iguaçu acelera retomada do turismo](https://massa.com.br/wp-content/themes/massa/src/assets/images/autor.png)
![04/2019 – Foz do Iguaçu – Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr 04/2019 – Foz do Iguaçu – Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr](https://cdn.massa.com.br/uploads/2024/11/news_interna_FozdoIguacuCataratas_034-e1628800489864.jpg)
Com o avanço da vacinação contra a covid-19 no Paraná, acelera também a retomada das atividades turísticas em Foz do Iguaçu. Em julho, a ocupação total nos hotéis foi de 35,5%, número maior que nos meses anteriores de junho (21%), maio (17%), abril (15%), março (13,5%) e fevereiro (26,2%).
Com aproximadamente 260 mil habitantes, no extremo Oeste paranaense, a cidade está localizada na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. É um dos destinos turísticos mais visitados por estrangeiros do Paraná. O município abriga uma das sete maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu.
Neste segundo semestre já estão agendados, até o momento, 12 eventos que devem aquecer os estabelecimentos e serviços do setor. A rede hoteleira e os atrativos turísticos também começaram a contratar trabalhadores e a expectativa é de bom movimento nos feriados da Independência do Brasil (7 de setembro) e de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro).
Voos regulares
Outro bom indicativo em Foz do Iguaçu é o número de voos registrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Aeroporto Internacional Cataratas. O terminal terá mais de 21 voos diários neste mês.
Em algumas datas estão programados 26 pousos e decolagens, número próximo aos registros anteriores à pandemia, com até 30 voos a cada 24 horas. Para este mês, estão previstos 666 voos regulares no aeroporto.
A cidade já registrou aumento de visitantes nos principais atrativos. Nas Cataratas do Iguaçu, o movimentos subiu 105%, com 56.819 pessoas em julho, ante 27.739 em junho.
A cidade passou a integrar, também, a Câmara de Turismo 4.0 – colegiado coordenado pelos ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações – que debate projetos estratégicos nas áreas de tecnologia e inovação voltados a potencializar a atividade turística nos principais destinos do país.
Os últimos meses, de procura aquém do normal, também ajudaram a promover capacitações para profissionais do setor. Hotéis de médio e grande porte ampliaram ou reformaram suas dependências e ambientes, e um novo hotel com 130 apartamentos foi aberto na cidade. Além disso, uma faculdade particular vai implantar um hotel-escola voltado a novas experiências tecnológicas.
Os números são da Prefeitura de Foz do Iguaçu e apontam, ainda, que o turismo rodoviário e de centros urbanos próximos correspondem ao perfil da maior parte dos visitantes no mês de julho.
Informações da Agência Estadual de Notícias