Segurança
Paraná adere à definição da IHRA contra o antissemitismo


O estado aderiu à Definição de Antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA), tornando-se o oitavo do Brasil a adotar essa medida.
Combate ao antissemitismo
A assinatura do termo, realizada pelo governador Ratinho Junior, ocorreu em uma cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, nesta segunda-feira (26).
A adesão do Paraná reflete um movimento global crescente de combate ao antissemitismo. A decisão coincide com um aumento alarmante de quase 600% nas denúncias desse tipo de crime no Brasil, segundo dados da CONIB e Fisesp.
LEIA TAMBÉM:
- Nova lei permite regularização de veículo na abordagem policial
- Resultado de concurso público no Paraná é divulgado
Importância da adesão
Para o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, a adesão é crucial para fortalecer a democracia. Já para a Federação Israelita do Paraná, representa um símbolo de resposta ao discurso de ódio. O governador Ratinho Junior destacou a importância da relação entre Brasil e Israel e a necessidade de combater a discriminação.
Ferramenta educacional e compromisso com a memória
A Definição de Antissemitismo será utilizada como uma ferramenta educacional para prevenir o preconceito e promover a memória do Holocausto. O coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, enfatizou o compromisso do estado com a educação e a memória histórica.
Brasil e a IHRA
O Brasil, como membro observador da IHRA, participa ativamente da luta contra a discriminação e promove a paz e a tolerância em nível internacional.