Desaparecimento

Amber Alert: redes sociais notificam criança desaparecida em Curitiba

O sistema alerta os usuários das redes sociais em caso de rapto de criança ou adolescente

crianca-sequestrada-parolin
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Amber Alert notificou o desaparecimento da criança sequestrada no Parolin, em Curitiba. O sistema alerta os usuários das redes sociais em caso de rapto de criança ou adolescente.

Eloá Pietra Almeida dos Santos, de 1 ano e 7 meses, foi sequestrada nesta quinta-feira (23). A menina foi raptada após sua mãe ser dopada por falsos agentes de saúde. 

De acordo com a mãe da vítima, as suspeitas estavam vestidas de branco e afirmaram que a criança precisava ser levada ao posto de saúde para realizar alguns exames. 

LEIA TAMBÉM

A mãe da criança entrou no veículo com as falsas profissionais e a mulher informou ter sido dopada pelas criminosas durante o trajeto. 

As falsas agentes de saúde afirmaram que Eloá precisava ser colocada na cadeira do carro e, quando a mãe desceu do veículo, elas fugiram com a menina com um Fiat Mobi branco.

Amber alert notifica desaparecimento de criança em Curitiba

O Amber Alert começou a funcionar em 2023 no Brasil e, de acordo com um levantamento da CBN em parceria com o Ministério da Justiça, a nova tecnologia já ajudou pelo menos quatro menores desaparecidos a voltarem para casa no país. 

O alerta é uma parceria da Meta, dona do Facebook e do Instagram, com o Ministério da Justiça. 

A nova tecnologia funciona da seguinte maneira: quando uma criança ou adolescente desaparece, as informações são compartilhadas com os usuários das redes sociais que estiveram em um raio de 160 km do último local onde a vítima foi vista.

Uma notificação com a foto do menor e contatos dos familiares é enviada para essas pessoas.

Criança sequestrada em Curitiba

De acordo com a família, o mesmo carro foi visto um dia antes do crime rondando a comunidade e fazendo perguntas sobre outras crianças. Após ter sido dopada, a mãe da criança sequestrada no Parolin foi levada até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As suspeitas de terem sequestrado Eloá podem ter trocado de carro durante o sequestro. Um Fiat Argo branco sem placas foi visto rodando pela região.

A Polícia Militar (PM) está realizando buscas na região. Denúncias anônimas sobre o paradeiro da criança desaparecida devem ser realizadas através do telefone 181.