Fique sabendo
Veja a programação do Domingo no Centro, no calçadão da Rua XV
Segurança Pública
Dados da Sesp mostram queda em homicídios, furtos e roubos no 1º trimestre de 2025, com aumento nas apreensões de drogas no Paraná.
A criminalidade no Paraná manteve a tendência de queda no primeiro trimestre de 2025, com redução nos principais indicadores de violência, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp) nesta quinta-feira (24).
O balanço destaca que, mesmo após os números históricos de 2024, o estado conseguiu avançar ainda mais no combate à violência.
Entre os destaques do relatório está a redução de 26,3% nos homicídios dolosos (com intenção de matar). O número de vítimas caiu de 479 no mesmo período de 2024 para 353 neste ano. Este é o quarto ano consecutivo em que os homicídios diminuem no primeiro trimestre.
LEIA TAMBÉM
Além disso, crimes patrimoniais também apresentaram recuo:
Esses dados reforçam o impacto positivo das estratégias de segurança e da atuação integrada das forças policiais.
O combate ao tráfico também se intensificou. No primeiro trimestre, as forças de segurança apreenderam 135 toneladas de drogas, um crescimento de 155% em relação às 53 toneladas de 2024.
Segundo os dados divulgados pela Sesp, houve aumento de 838% nas apreensões de haxixe, 96% de LSD, 124% de crack e 158% de maconha.
Esses números revelam o fortalecimento da inteligência policial e da estrutura operacional no enfrentamento ao crime organizado, de acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
“Mesmo depois de um ano histórico como 2024, seguimos derrubando os índices de criminalidade. Isso mostra o compromisso permanente com a proteção da população paranaense”, destacou.
Outro dado relevante é que 270 dos 399 municípios do Paraná não registraram nenhum homicídio doloso no período. Outros 74 registraram apenas uma ocorrência. A estatística reforça a eficácia do planejamento estadual na descentralização das ações de segurança.
Entre os destaques, estão Sarandi, que passou de 11 para 3 homicídios (-72,7%); Guarapuava, com redução de 12 para 5 casos (-58,3%); e Ponta Grossa, que caiu de 24 para 10 homicídios (-58,3%). Também se destacam Almirante Tamandaré, de 7 para 3 casos (-57,2%); Colombo, de 9 para 4 (-55,6%); Maringá, de 15 para 7 (-53,4%); Cascavel, de 32 para 15 (-53,1%); Paranaguá, de 18 para 9 (-50%); e Foz do Iguaçu, de 21 para 12 casos (-42,9%).
A queda da criminalidade no Paraná segue uma tendência iniciada em 2019, segundo Teixeira. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2025, os índices recuaram de forma expressiva:
O governador Carlos Massa Ratinho Junior atribuiu os resultados ao investimento contínuo em tecnologia, estrutura policial e valorização profissional, aliados ao planejamento de longo prazo.
“O que estamos vendo neste momento é o resultado de um planejamento de longo prazo voltado para o combate à criminalidade, o que envolve investimentos robustos na inteligência policial, estrutura e equipamentos à disposição das forças policiais, bem como na valorização dos nossos profissionais”, afirmou.
VÍDEO IMPRESSIONANTE!
Violência Contra a Mulher
VIOLÊNCIA NAS ESTRADAS
ACIDENTE