Segurança
Curitiba já tem empresa para prestar serviço de bicicletas compartilhadas
Curitiba vai passar a ter bicicletas compartilhadas na cidade. Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura vai anunciar a primeira empresa habilitada a prestar o serviço.
Em maio deste ano, o município publicou um edital com chamamento público para contratar as empresas. O chamamento prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estação na capital. As bicicletas podem ser convencionais e/ou elétricas.
Mais detalhes serão repassados no evento desta quinta (22), que faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade.
Bicicletas compartilhadas
O serviço de compartilhamento de bikes já é visto em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Alegre, por meio de iniciativas públicas e privadas.
Na maior parte dos serviços, o compartilhamento é feito por meio de uma assinatura para poder usar as bicicletas quando quiser, seguindo regras pré-estabelecidas como tempo máximo de uso. As bikes ficam espalhadas por estações estratégicas nas cidades, e devem ser usadas e devolvidas.
No Paraná, o município de Cascavel também tem esse serviço, que é oferecido em um site onde é possível fazer uma assinatura diária, mensal ou anual.