Segurança
Concurso para Guarda Municipal de Guaratuba pode ser anulado


O concurso para a Guarda Municipal de Guaratuba, no litoral do Paraná, pode ser anulado após erros na prova objetiva. O exame aconteceu no último domingo (9) e teve mais de 3,5 mil inscritos.
Os candidatos do concurso publicaram e repercutiram o caso nas redes sociais. Entre os erros que tiveram na prova, estão o aumento de cinco questões: o edital previa 30 e, no exame, constavam 35.
Além disso, o caderno de provas continha da questão 1 a 15 e depois pulava direto para a 21. A partir disso, ia até o 40: totalizando 35.
Concurso da Guarda Municipal de Guaratuba tem 35 vagas
O concurso da Guarda Municipal de Guaratuba tem 35 vagas em aberto e foi organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Veja também:
- Prefeitura no Paraná abre concurso com 200 vagas para professores
- Enem 2023 tem 3,9 milhões de inscritos
A Prefeitura de Guaratuba acionou a procuradoria e informou que a prova pode ser anulada.
O site da Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (COGEPS), da Unioeste, divulgou uma nota sobre o ocorrido:
“A Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (COGEPS) vem a público esclarecer que houve uma discrepância no número de questões da prova objetiva em relação ao previsto no Edital de Abertura nº 001/2023, o qual seriam trinta (30) questões.
Tal discrepância ocorreu devido a um erro interno durante a conferência do caderno de provas, resultando em um total de 20 questões específicas, em vez das 15 previstas no edital. Em decorrência disso, a coordenação do concurso decidiu imediatamente desconsiderar as questões de número 36 a 40 para todos os candidatos.
Dessa forma, todos os candidatos responderam ao mesmo número de questões (30), incluindo as mesmas questões e com os mesmos pesos. Ressaltamos que esse incidente causou momentaneamente desconforto e insegurança aos candidatos, porém, reafirmamos que eles não serão prejudicados de forma alguma.
Além disso, informamos que a leitura dos cartões de respostas será programada para não considerar as questões que foram desconsideradas. Assim, ressaltamos que as fases seguintes do concurso seguirão de forma prevista no cronograma inicial”.